Literatura Infantil: Março 2010

sexta-feira, 26 de março de 2010

Despertar na criança interesse pela leitura

Dicas de livros:
Acompanhe neste livro superdiverti-do e com sons a clássica história do patinho feio. São Seis sons diferentes e seis quebra-cabeças com 12 peças cada.
Editora: Melbooks
Autor: MELBOOKS (ED.)
Origem: Nacional
Ano: s.d.
Edição: 1
Número de páginas: 12
Acabamento Capa Dura



· A Porquinha Poli é tímida. Acompanhe-a e seus amigos, enquanto ela se enche de coragem para usar a voz! Ilustrações originais e um texto agradável são realçados por um divertido apito embutido na capa posterior, proporcionando horas de divertimento sonoro em cada página.
· Editora: Todolivro
· Autor: TODOLIVRO (ED.)
· Origem: Nacional
· Ano: 2007
· Edição: 1
. Número de páginas: 8
· Acabamento: Capa Dura
A boa literatura deve sempre estar ao alcance da criança, pequena ou grande, já é um bom começo onde o objetivo é proporcionar a aprendizagem da leitura e produção de textos com o direito a vivenciaram plenamente sua infância.
Muitas crianças demonstram resistência a leitura, não tendo paciência de acompanhar a leitura, até o final, ficando dispersa e prestando atenção em outro objeto.Ao perceber esse tipo de situação nas minhas contações de história, procuro sempre saber o porque desse comportamento, porque a criança tem dificuldade de se concentrar?Ao saber o problema fica mais fácil resolvê-lo.
Ao voltar contar história uso de estratégia que chame atenção dessa criança, se for pequeno leitor indico livros simples e curtos, livros com poucos textos, letras grandes e várias ilustrações coloridas. Livros com muitas ações e de aventura, são mais indicados.(na próxima postagem indicarei livros para a turminha do 5º ao 9º ano).
Acima indiquei dois livros para pequeno leitor que chama atenção de criança, que fica dispersa na contação de histórias,seja pelo professor, pelos pais, tios, etc....
Obs:Querida Fernanda espero ter respondido seu comentário, qualquer dúvida estou a sua disposição, muito obrigada pelo carinho!
Beijinhos a todos!!!!




quarta-feira, 24 de março de 2010

Análise de Literatura Infantil

Como disse Paulo Freire:"A leitura do mundo precede a leitura da palavra daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade de leitura daquele"
Antes de ler as palavras, ouvir histórias e ler o mundo.
Ao ler e pesquisar livros e artigos pude perceber que a literatura infantil é um instrumento pedagógico extremamente relevante durante o processo da alfabetização, é um período que se inicia para criança um treino mais sistemático das correspondências do som-grafia e das palavras geradoras.
O texto literário deve ser priorizado com crianças que se iniciam no mundo da leitura e da escrita desde a educação infantil. A boa literatura deve sempre estar ao alcance da criança, pequena ou grande, já é um bom começo onde o objetivo é proporcionar a aprendizagem da leitura e produção de textos com o direito a vivenciaram plenamente sua infância.

Fonte: Esse texto faz parte da minha monografia do curso pós-graduação com o tema:Contar História:Uma Estratégia para o Desenvolvimento do Letramento Literário.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Respondendo no Literatura Infantil-2

No começo do ano, principalmente no mês de fevereiro, é uma choradeira no berçário. Os bebês choram por falta da mamãe, e por estarem em ambientes e pessoas diferentes. Estranham e choram mesmo. Fui convidada para contar história no berçário.
Ao qual prontamente aceitei, confesso fiquei desesperada, ao imaginar aqueles pequeninos chorando ao ver meus companheiros de trabalho(fantoches, bonecos, baú, etc.., etc...).
E a resposta foi totalmente ao contrário, bebês calmos, se interagindo com os bonecos( postagens anteriores tem fotos sobre o que estou falando).
Como disse na outra postagem"Quando o bebê ouve uma história e tenta repetir palavras, também está desenvolvendo as linguagens oral e escrita, mesmo que ainda não sabem falar."
Obs:Recebi um e-mail perguntando -me sobre contar histórias no berçário.
Obrigada pelo e-mail,espero ter respondido sua pergunta em forma de texto, qualquer dúvida, mande-me de novo outro e-mail, que estou a disposição!

Beijinhos a todos!!

Obs: Imagens das crianças autorizadas pelos pais, em um documento assinado na escola.
Agradeço ao querido amigo Aurélio pelo selo do dia do blogueiro!
A todos os amigos blogueiros Meus Parabéns!!!!!!

IMAGEM:ARQUIVO PESSOAL

segunda-feira, 15 de março de 2010

Selo Comentarista Excelente



Este selo tem a finalidade de homenagear os amigos que, além da assiduidade dos comentários e do esmero com que são feitos, provocam-nos a necessidade de refletir, aprender e – sobretudo – que instigam almas e mentes à procura de conhecimento e sabedoria.
Este selo foi me oferecido, pelo amigo Aurélio do blog:http://aureliomcgomes.blogspot.com/
Obrigada Aurélio , com um selo desse , sinto-me homenageada. É um prazer comentar no seu blog e nos blogs dos queridos amigos(as) da blogsfera, ao qual tenho um enorme prazer em visitar o cantinho de cada um , nem que seja para digitar só um olá.Mas como não consigo ficar só no olá. Aproveito e comento algo sobre o que amigo(a), postou.
VAleu mesmo!
E para não perder o costume!
Beijinhos a você!!!

sábado, 6 de março de 2010

Prêmio Blog Vip

Prêmio Concedido pela minha querida amiga Tânia Marques do blog Palavras e Imagens.
Obrigada querida, fiquei muito feliz por você indicar meu blog. Convido a todos para visitar seu blog no endereço :http://marquesiano.blogspot.com/
Norma para o Prêmio Blog VIP: eleger 10 (dez) blogs maravilhosos.
Basta copiar o selo e eleger os 10 melhores blogs na sua opinião. Essas são as regras.Depois, cite-os em seu blog, não esquecendo de fazer o convite para os seus leitores visitem o blog que lhe elegeu.
http://aureliomcgomes.blogspot.com/
http://acasadospresentes.blogspot.com/
http://vemdesfrutardoamordedeus.blogspot.com/
http://borboletandonacriativaidade.blogspot.com/
http://luzdeluma.blogspot.com/
http://atorremagica.blogspot.com/
http://blogdasilnunes.blogspot.com/
http://refletindo-ideias.blogspot.com/
http://www.blogger.com/home?pli=1
O último indicado, deixo aos queridos leitores que se sentirem a vontade de levar o selo,a blogsfera tem vários blogs diversificados de vários temas e assunto ao qual é maravilhoso se interagir com todos.
Obrigada Tânia!
Obrigada Aurélio. Amei esse selo do seu blog Eu Sou Mensageiro
a homenagem a todas as mulheres.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Bebês também ouvem histórias

Ilustração: Ralph Gehre

Recebi um e-mail, perguntando-me se conto histórias para bebês. E a minha resposta é sim, também conto histórias para bebês.Postarei fotos do berçário,contando história(claro não deixando imagem do bebê a mostra, como já disse várias vezes esse blog, não exibe imagens de crianças sem autorização dos pais).

Mesmo antes de saber falar, sentar ou segurar um livro, crianças podem e devem manusear livros e ouvir histórias(Fabiana Faria).

Todo mundo que acompanha esse meu cantinho sabe que para mim a leitura é fundamental na vida de uma criança. Quantas pessoas não têm gravada na memória uma bela história ouvida na infãncia?

Quando o bebê ouve uma história e tenta repetir palavras, também está desenvolvendo as linguagens oral e escrita, mesmo que ainda não sabem falar.

Toda vez que vou ao berçário fico atenta as ilustrações, pois elas ajudam a chamar atenção para os livros e a contar enredo. As figuras grandes, coloridas e bonitas aprimoram a percepção visual.

Obs:Ficamos combinados aqui, proxíma postagem, (fotos minhas no berçário com os queridos bebês).



SELO COMEMORATIVO DE 15MIL VISITAS DO BLOG DO MEU QUERIDO AMIGO AURÉLIO! PARABÉNS!!


Beijinhos a todos!!
Design by Juliana Garcia