Literatura Infantil: Abril 2010

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Quais histórias indicadas para turminha da Educação Infantil?

Essa foi a pergunta que recebi por e-mail, para não perder o costume vou postar a resposta em forma de texto.
É muito importante primeiro contato da criança com o texto e deve ser feito oralmente, por meio da voz dos pais e do professor contando-lhe histórias.Quando uma criança ingressa na pré-escola e se dá início á sua alfabetização, ler torna-se um momento de lazer. Ler para desenhar,musicar ,pensar e interpretar. Ler, ver , reler aquele objeto mágico que está á sua frente. E tudo pode nascer dele: fadas lindas e bondosas dançando com as crianças, bruxas más e horrorosas, com quais as crianças podem aprender o quão pode ser pesaroso não praticar o bem. Há vários livros para várias faixas etárias.
Livros cujas folhas podem ser recortadas convidando a criança a participar do texto(postagens atrás trouxe dicas de livros assim , livros que interagem com as crianças), livros sem textos, com quais as crianças aprendem criar e imaginar histórias.
"A Literatura Infantil torna-se desse modo, imprescindível. Os professores dos primeiros anos da escola fundamental devem trabalhar diariamente com a literatura. Esta se constitui em material indispensável, que aflora a criatividade infantil e desperta a veia artística da criança. Nessa faixa etária, os livros de literatura devem ser oferecidos ás crianças, através de uma espécie de caleidoscópio, de sentimentos e emoções que favorecem a proliferação do gosto pela literatura, enquanto forma de lazer e diversão". (Coelho, Nelly Novaes,2000, vol.14)
Fonte:Monografia da pós-graduação
Título:Contar Histórias:Uma Estratégia para o Desenvolvimento do Letramento Literário.
Obs:Eu prometi algumas postagens atrás que colocaria dicas de livros para turma do do 5º ao 9ºano não esqueci,estou lendo os livros, sempre gosto de ler para indica-los, logo postarei aqui, obrigada!
Foto: Crianças se interagindo comigo e com os bonecos na contação da história.

domingo, 25 de abril de 2010

Encontro Internacional de Contadores de Histórias

Acontecerá em São Paulo o IV Encontro Internacional de Contadores de Histórias - Boca do Céu, de 10 a 16 de maio de 2010, na Oficina Oswald de Andrade, na Rua Três Rios, no Bom Retiro. Haverá oficinas para contadores de histórias, educadores, escritores e demais interessados na milenar arte de narrar histórias. Além de apresentações para crianças e adultos. Tem contadores de diferentes países como França, Burkina Faso e Canadá. Gente vinda de várias partes do Brasil. E, muito importante TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS basta se inscriver pelo site www.bocadoceu.com.br , onde você encontrará informações sobre inscrição para as oficinas e programação geral do evento. As inscrições começam hoje.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ribamar Tavares- Contador de História




RIBA TAVARES

Ribas Tavares desde criança, faz bonecos com argila e massa de modelar.
Ilustrou o site de Flavio de Souza criador do Castelo Rá-tim-bum, como também ilustrou com
desenhos e bonecos de massinha o livro "Homem não chora" do mesmo.Outros livros também.
Faz oficinas de contação de histórias e no final sempre confecciona algum personagem da história em massinha; realiza oficinas de bonecos de massinha pela Ong VIVA E DEIXE VIVER, da aulas pelo SENAC num curso para futuros contadores de histórias e realiza alguns trabalhos com o grupo de contadores de histórias PARAMPARÁ, confeccionando coisas em massinha de acordo com o que a história pede.
Riba Tavares, é meu professor de contação de histórias. Fiz curso de contadora de história em 2004, depois de seis anos estou novamente, fazendo o curso dessa vez com o professor Ribas Tavares.Confesso estou amando. Não, não é tudo mesma coisa, e sim outras técnicas para a contação da história.
Esteja a vontade para visualizar o site do Riba Tavares http://www.ribatavares.com/


quinta-feira, 22 de abril de 2010

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Respondendo na Literatura Infantil -4

Toda vez que recebo e-mail, e esse e-mail é sobre o Literatura Infantil, eu posto aqui no blog em forma de texto, uma maneira de dividir idéias e sugestões de amigos!
Crianças tem acessado blog( já comentei sobre isso outras vezes), fico muito lisonjeada. Hoje a tarde ao checar meus e-mails encontrei de um garotinho de oito anos que já havia me enviado e-mail dia 27 de janeiro de 2010 http://rute-rute.blogspot.com/2010/01/respondendo-no-literatura-infantil.html#comments

Vamos as perguntas e respostas:
_Oi professora, a história festa na floresta é de sua autoria?
_Sim é de minha autoria, foi escrita por mim no dia que fui convidada para contar história em uma festa de aniversário.(postagens atrás conto essa história no blog)
_Qual sua pretensão em relação a esse blog?
_Pretensão....... , não digo pretensão e sim compartilhar e adquirir conhecimentos, a blogsfera nos dar essa estratégia. Não me considero uma sabe tudo pelo contrário, eu ainda estou engatinhando(como bebê), que ainda vai ficar de pé para aprender a andar.Vejo o Literatura Infantil dessa maneira.
_Você tem hábito da leitura?
_Leitura é muito importante na minha vida, amo ler, dessa forma aumento meu vocabulário, expresso melhor, melhora minha capacidade da escrita, e formadora de opiniões de vários assuntos ou temas.
_Já houve o workshop , que a professora comentou no último e-mail que me enviou?
_Ainda não Carlinhos. Será em julho de 2010, pode deixar postarei fotos e textos sobre esse acontecimento.
_Dia do índio foi 19 de abril porque não comentou sobre ele no seu blog?
_O blog é sobre Literatura Infantil, as datas comemorativas, só serão postadas aqui, se houver contação de histórias, referente ao tema, do contrário não. Mas em sua homenagem,coloquei a foto da casinha indío no alto dessa postagem.
_Parabéns pela Literatura Infantil, e obrigada por responder!
_Obrigada pelo carinho, desejo-lhe tudo de bom e que a leitura esteja sempre presente na sua vida. Beijinhos a você!

"Literatura Infantil é valorizar transmissão de conhecimento atráves da Leitura." (Rute Beserra).
Hum, será que teremos um grande jornalista por aí, criança é tudo de bom não é mesmo?



IMAGEM:FOTO ARQUIVO PESSOAL

terça-feira, 20 de abril de 2010

Prêmio Top Blog 2010








Fotos da festa da Cerimônia da Premiação TOP BLOG 2009, eu estava lá......







Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional e Corporativo) e categorias.


No ano de 2009 participei da Cerimônia de Premiação do Top Blog, que aconteceu dia 12 de setembro no Auditório Unip -Paraiso-São Paulo.Todos lembram que no mês de abril de 2009,eu coloquei o selo pedindo que votassem no Literatura Infantil para concorrer a premiação e por intermédio de amigos (as)ele recebeu o certificado do Top 100 (juri popular). Qual não foi minha alegria ao receber o convite como convidada para participar da festa. E esse ano, mais uma vez o meu blog,está concorrendo ao prêmio, mas uma vez, peço aos queridos amigos que se sintam a vontade para votarem.


O selo ainda não foi validado, mas quando validar, sintam a vontade para votar, ok!


Acima algumas fotos da premiação do ano passado, Top Blog 2009.


Beijinhos a todos!!!
Imagem:Arquivo Pessoal

domingo, 18 de abril de 2010

Dia 18 de abril dia Nacional do Livro Infantil




"Um país se faz com homens e livros."(Monteiro Lobato)
Ah!!!!Como é bom ler um livro, viajo em cada página, meus pensamentos e imagem criadas por mim voam looooonge...........................................
Beijinhos a todos!!!
Rute Beserra

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Teleducação, televisão Desenvolvimento da Leitura


Desenho de uma Televisão com comando, feito pela Inês, pintado a lápis de cor e contornado com marcador preto.(Blog Manas e Desenho)
Me perguntaram uma vez, se a televisão era um recurso didático. Respondi que ela é uma solução educativa,mas não um recurso didático.Para melhor explicar minha reposta, estarei postando o texto de JANE PAIVA.
É importante questionar, antes de tudo, a função da televisão nas práticas educativas. Ela é uma solução educativa, mas não um recurso didático. Ela pode ser um bom recurso para projetos educativos(considerando que não apresenta os mesmos recursos utilizados em sala de aula).
A televisão pode ser considerada como um novo código, depositado a serviço da educação e tem sua linguagem própria, que é explorada como; musical,arte, teatro,fotografia,:devendo primeiramente colocar a questão relativa á rejeição que se tem aos recursos audiovisuais em experimentos com educação.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Literatura Infantil no Cotidiano

Estava sentado na calçada, com uma folha de revista na mão concentrado com o que estava lendo ou vendo.
Sentei ao seu lado.
_Olá, o que está lendo?
_Não sei ler, mas gosto de ver gravuras e as letras. Disse-me sem levantar a cabeça.
_Não frequenta escola?
_Não ...tenho que ajudar em casa, vendo essas balas no farol.
Olhei para o lado visualizei uma caixa de sapato cheia de balas e drops.
_Tem que vender, tudo?
_Tudo não...,só a metade. Mas se eu vender tudo, levo mais dinheiro para casa.
_Hummmm........
_Criança tem que frequentar escola, estudar , aprender ler , escrever e não trabalhar.
_Moça, isso é para quem pode, eu não posso, tenho que ajudar minha mãe criar meus irmãos!
Nem deu tempo para argumentar, o sinal fechou, pegou sua caixa de doces, saiu correndo entre os carros,tentando ganhar o pão de cada dia!
Até quando veremos crianças fora da escola?
Rute Beserra
Imagem :Arquivo Pessoal

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Respondendo na Literatura Infantil-3




Amo receber e-mails de crianças no meu e-mail particular recebi um, muito fofinho de uma pessoinha de 4 anos. A mamãe dessa pessoinha maravilhosa que escreveu. Me contou que não é blogueira, mas de vez enquanto passa no literatura para saber das novidades. Fiquei muito feliz com carinho!
Pediu-me sugestão de fantoches ou livros com animais, seu filho adora ir ao zoológico, para ver animais, por isso indico, uma caixa que contém 9 livrinhos com dedoches. Cada livro conta uma divertida história sobre um dos animais que moram na fazenda. Com os dedoches as crianças poderá encenar cada uma das histórias e se divertir muito com os animais da fazenda.


A fazenda de fantoche-texto de Caryn Jenner
Ilustração de Teeri Gower
Camile Facetta Mendrot (1º ed. São Paulo)
Editora- Melhoramentos -2006
Querida espero ter respondido seu e-mail através da postagem, seja sempre bem-vinda na Literatura Infantil. Um beijão no seu filho.
Beijinhos a todos!!!

domingo, 4 de abril de 2010

Selo Feliz Páscoa do blog Vitrine dos Sonhos


Obrigada Irene, adorei o selo.
Queridos(as) leitores(as), visitem o blog da minha querida amiga Irene, o blog dela é muito legal.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Feliz Páscoa!!!!!!!!!!

Foto:eu toda feliz com meu ovo de chocolate

Foto:Cartaz Pão e Vinho



Foto: Cartaz Túmulo Vazio
Foto:Cartaz Jesus Cristo



Foto: Cartaz Coelho










Apresentando o ovo antes de contar o verdadeiro significado
da páscoa.






Foto: Arrumando as ilustrações na mesa e pensando:_Será que vão entender?








Fotos:A turminha prestando atenção











Quando me convidaram para contar história sobre páscoa para a turminha da educação infantil, logo de cara pensei em coelhinho e chocolates. Ao falar para coordenadora pedagógica que usaria fantoches para isso, ela sugeriu que eu contasse para as crianças o verdadeiro significado da páscoa.Na hora relutei e disse que as crianças não entenderiam sobre, cruz, pão , vinho, túmulo, coroa, Jesus Cristo, enfim... tudo que envolve a páscoa.
Foi quando ela repondeu:__Elas podem não entender hoje, mas amanhã ou depois tenho certeza que entenderam que páscoa , não é só chocolate ou coelho.
Confesso que fiquei meio relutante, mas qual não foi minha supresa ao ver aquelas crianças com os olhinhos atentos, a cada desenho ilustrado que eu mostrava e explicava.

Coelho-Quando pensamos na páscoa, lembramos logo do coelho.
Cordeiro-Deus mandou que matasse um cordeiro sem defeito. A morte desse cordeiro e seu sangue derramado representa o que Jesus iria fazer mais tarde para nos salvar dos pecados.
Ovo de páscoa-As lojas ficam cheias de ovos de chocolates e todo mundo compra, come e dá de presente.
Pão e Vinho- Jesus se reunia com seus amigos para comemorar sua última páscoa e queria que todos se lembrasse do sacrifício que iria fazer por nós.
Feriado-Todos gostam na páscoa é feriado dormir até mais tarde.
Jesus Orando-Jesus não descansou naquela noite. Ele orou a noite toda porque sabia que estava para acontecer.
Feliz Páscoa-Todos ligam, mandam cartão desejando Feliz Páscoa, mas nem todos sabem o que quer dizer realmente.
Coroa- Aúltima páscoa de Jesus não foi uma páscoa feliz.
Presente- Na páscoa sempre esperamos receber alguma coisa das pessaos que amamos .
Cruz-Na sua última páscoa Jesus quis dar o maior presente, a sua própria vida para nos salvar.
Criança-- No domingo de páscoa as pessaos já comeram tanto chocolate que estão até mais gordinhas, mas continuam vazias e tristes.
Túmulo vazio-domingo de páscoa, três dias depois que Jesus foi morto, e sepultado também havia algo vazio. O túmulo aonde Jesus foi sepultado.Toda tristeza se transformou em alegria pela sua resurreição!
Ah!Entenderam sim hoje tive essa resposta, uma mãe ao me encontrar na saída do colégio, me elogiou e disse que o filho contou o significado do túmulo e do cordeiro.
Imaginem minha alegria!rsrsr.........
Criança é uma caixinha de supresa, super inteligente e adoraveís!
Beijinhos e Feliz Páscoa a todos!!!!
Imagem:Arquivo Pessoal
Design by Juliana Garcia