Literatura Infantil: Junho 2010

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Quarta-feira: Respondendo na Literatura -11


E-mail: Olá Rute, meu nome é Ana, sou professora de Educação de Jovens e Adultos o EJA, olhando seu perfil, li que és especializada em Alfabetização para Adultos e Crianças, a minha pergunta é: _É possível formar leitores através da roda de leitura?Antes quero parabenizá-la pelo blog, seu blog é muito interessante em ler, cheio de novidades, com tira -dúvidas, e além de tudo isso, você fala do seu trabalho. Não entendo porque tem poucos seguidores, porque é muito bom esse seu espaço, Parabéns! Beijos!


Responder rute beserra mostrar detalhes 19:55 (1 jun) Olá Ana, obrigada pelo carinho. O que procuro nesse espaço-blog é passar o pouco que sei e divulgar meu trabalho. Fico muito feliz em saber que o objetivo esta sendo alcançado com os e-mails recebidos e comentários dos queridos amigos blogueiros.E sobre seguidores Ana, é muito bom tê-los, mas acredito que é algo que, conquistarei aos poucos.Aguarde logo postarei sua resposta. Fique atenta na Literatura. Beijos e obrigada!


Vamos a sua pergunta: É possível formar leitores através da roda de leitura? Sim é possível compartilhar leitura de diversos textos com os seus alunos, possiblitando várias interpretações, e que essas interpretações tenha sentido. Para complementar o que eu disse segue o texto:


Experiência de formação de leitores com camadas populares, através de rodas de leituras PEDRO GARCIA

Para que haja aprendizagem o aluno deve ter consciência de que é capaz de aprender. Para desenvolver leitores, é preciso que saibam que podem ler. O trabalho com leitura de textos, poesias, possibilita uma enormidade de interpretações, faz-se um espaço de muitas possibilidades de sentido. As rodas leitura, com a leitura compartilhada propiciam a invenção, a criação e o conhecimento de diversos textos. É a possibilidade de adentrar a mundo da cultura, da ficção, dos livros, rumo ao desconhecido.

Olá Ana, espero ter respondido sua pergunta, obrigada por acompanhar a Literatura, seja sempre Bem-Vinda, qualquer dúvida estou a disposição! Beijinhos a você.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Literatura Infantil-Indicação para Férias:Uma visita ao Museu Geológico do Parque da Água Branca



O Museu Geológico Valdemar Lefèvre, mais conhecido como MUGEO, mantido pelo Instituto Geológico, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, no Parque da Água Branca -SP guarda em seu acervo importantes exemplares de fósseis com mais de 2 bilhões de anos.Para visualizar fósseis e outras peças do rico acervo paleontológico, os visitantes terão a disposição dois "touch-screen", semelhantes aos totens utilizados em alguns shoppiongs centers, pelos quais terão acesso ao material visual, que inclui também a reprodução da fauna e flora existente em períodos que variam de 2 bilhões a 700 anos passados.Entre as raridades exibidas pelo MUGEO encontram-se o fóssil de um dos três morcegos encontrados em todo o continente americano, além de dinossauros, peixes e diversos vegetais, entre outras espécies das diferentes eras do planeta, que encantam os visitantes. Um grande atrativo, pela antiguidade registrada, são os estromatólitos, fósseis de algas que existiram no Vale do Ribeira há dois bilhões de anos. Museu Geológico -Parque da Água Branca-SPAv. Francisco Matarazzo nº 455Cep: 05001-900 Água Branca - SP -Próximo ao Metrô Barra Funda Tel:(11) 3673-6797
Fonte:Tv Cultura- Repórter ECO
Autor: Reportagem:Cláudia Tavares
Pauta:Marici Arruda.
Edição de Texto:Camila Doretto. Editora-Chefe: Vera Diegoli.
Obs: Uma ótima dica de passeio, para as crianças que estão de férias escolares nesse mês de Julho. O parque Dr. Fernando Costa, ou Parque da Água Branca, como é conhecido, foi criado em 02 de Junho de 1929, pelo então Secretário de Agricultura Dr. Fernando Costa.
Grande área verde, com aquário,coreto,espaço de esposição, espaço de leitura, espaço melhor idade e multiuso, feira de produtos ôrganicos,museu geológico,parquinhos, pergolados,praça do idoso,relógio de sol,sala de leitura e tattersal.
Eu fui e recomendo a todos.....e você leitor, quando vierem a São Paulo: uma sugestão de passeio.

Imagem:Fotos Arquivo Pessoal


sábado, 26 de junho de 2010

Manuscrito


­Sua mãe chamou-lhe atenção:
__Venha cá menina me ajudar, largue isso pra lá!
Levantou-se do chão com o livro em uma das mãos com a outra segurava um toquinho de lápis, que mal cabia entre seus dedos. Guardou-os com cuidado dentro de uma caixa de sapato que estava embaixo de sua cama.
__Anda menina, o chão está sujo, louças para lavar e ainda você tem que cuidar do seu irmãozinho para eu ir trabalhar.
__Vamos, vamos!
__Mãe queria ir a escola, aprender a ler aquele livro, que achei no lixão do Zircão.
___Mania de querer aprender a ler e a escrever, isso é para outros e não para você.
___Mas mãe, eu...
___Chega!(disse irritada)
Pegou a vassoura, começou a varrer a pequena cozinha do barraco minúsculo de dois cômodos, com os olhos marejados pensava:
__Tenho culpa de ter nascido, tenho culpa do meu pai ter ido embora e deixado minha mãe com 5 filhos, tenho culpa , tenho culpa!!!
__NÃO!(o não foi tão alto que assustou –a)!
Voltou a varrer o chão imaginando o que significava aqueles desenhos e as letras do livro.

Obs:Diante de uma folha e caneta, escrevo, escrevo...e dessas escritas surgiram vários textos, ao qual coloquei o título de Meus Manuscritos, esse é o 2º texto de minha autoria que coloco no meu blog, o 1º foi esse :
http://rute-rute.blogspot.com/2010/05/manuscrito.html
Autora:Rute
Tema:Meus Manuscritos

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Selo: Promoção Nossa Amizade, um Tesouro!

"Amizades são coisas frágeis, e requerem muito mais cuidado que todas as outras coisas frágeis que existem." (Randolph S. Bourne) ...
Amo ganhar selo, esse selo eu ganhei da querida amiga loira Rita, do blog http://poesiasloira.blogspot.com/
Todo selo tem uma regra não é mesmo? Esse não é diferente. Vamos a elas:
.Para participar é muito fácil! Clique sobre um dos links acima e conheça as regrinhas. E não esqueça de preencher o formulário.
.Quem ganha o presente não sou eu e, sim uma das amigas .Participem!!!
Meus indicados são:
Meninas estejam a vontade para pegar ok?
Obrigada Rita ! Beijinhos a você.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Quarta- feira: Respondendo na Literatura -10












E-mail

Olá Rute, em primeiro lugar quero parabenizá-la pelo seu trabalho e blog, muito bom vir aqui. Em segundo lugar, quero dizer que não sou blogueiro e sim leitor, estou sempre te acompanhando , lendo suas postagens. Gostaria de fazer -lhe algumas perguntas, se puder responder..... Desde já agradeço!!! Luís Antônio


responder rute beserra mostrar detalhes 10 jun (13 dias atrás)
Olá Luís Antônio , obrigada pelo carinho e por sempre estar na literatura. Agradeço, fique atento responderei na quarta-feira, se não for essa será a outra ok?

Beijinhos a vc!

Vamos a suas perguntas:

Luís Antônio:__Sempre soube que havia contadores de histórias, mas de uns tempo para cá, virou febre, a que se deve isso?

Rute:__Ao ler sua pergunta , lembrei-me de Celso Sisto, que escreveu, um livro com vários textos(Textos e pretextos sobre a arte de narrar histórias) ele diz que esse boom de contadores de histórias, se deu especialmente pela difusão de bibliotecas no país e pelo reconhecimento de que elas não poderiam ser apenas depósitos de livros, mas organismos dinâmicos de promoção da leitura. Há muitas bibliotecas que contratam contadores para ler livros para crianças e muitas instituiçôes escolares, abre-se um espaço no currículo escolar para um horário próprio para essa atividade. A criança que ouve história com frequência educa sua atenção, desenvolve sua linguagem oral e escrita, ampliando seu vocabulário.


Luís Antônio:__ Percebo que ama o que faz, houve algum preparo para ser excelente contadora de história?

Rute:__Olha Luís, tenho muito que aprender, não me considero uma excelente contadora, esforço-me . A tese da monografia do curso da pós-graduação(2008) foi sobre contação de histórias (Contar histórias: Uma Estratégia para o Desenvolvimento do Letramento Literário), pesquisei e li muito, ao qual se deu um livro(foto acima), mas não está nas livrarias , apenas para a tese. Estou sempre em formação, lendo e pesquisando muito.Fazendo cursos, recentemente terminei um novo curso de contadores de histórias (relatei no blog). Procuro sempre estar capacitada, para melhorar meu desempenho.

Luís Antônio:__Várias autores de literatura, tem idéias e declarações conflituosas, sobre Literatura infantil, e vc, o que acha que é Literatura Infantil?

Rute:__Você já deve ter lido essa frase no meu blog"A literatura infantil permite à criança ir além do real de sua imaginação, do ouvir ou ler uma história." (Rute Beserra)

Literatura Infantil para mim é isso, imaginação ao ler ou ouvir história, é se permitir criar fantasias.

Luís Antônio:__Obrigado, pelas respostas!

Rute:_Por nada, adorei suas perguntas, és estudante de pedagogia ou professor?

Seja sempre bem-vindo ao Literatura Infantil, qualquer dúvida estou aqui, se for possível responder, assim farei.
Beijinhos a você!!!
Rute Beserra

segunda-feira, 21 de junho de 2010

As rosas inglesas-Indicação de Dil Santos

A leitura faz parte do meu dia a dia. Sabendo desse meu encanto por livros infantis. Meu querido amigo blogueiro Dil Santos http://dilsantos.blogspot.com/ indicou-me um novo livro para incrementar a biblioteca. Dessa vez, sua indicação foi um livro da Madonna(confesso não sou fã da cantora, mas ela é ótima como escritora de livro infantil). As Rosas Inglesas é o primeiro de cinco livros infantis de Madonna. A história é uma rivalidade de amizade entre garotas de idade escolar na Londres contemporânea.. Relata um sentimento muito feio que é a inveja. As Rosas Inglesas é o primeiro de cinco livros infantis de Madonna. Recomendo a leitura.

Titulo:As Rosas Inglesas
Editora:Rocco
Autor: MADONNA
Origem: Nacional
Ano: 2003
Edição: 1
Número de páginas: 48
Acabamento: Capa Dura
Formato: Grande

Dil, meu querido amigo , AMEI, muito obrigada! Esteja a vontade para indicar outros.

domingo, 20 de junho de 2010

Contadora de História-Rute Beserra-Vídeo

Sempre recebo e-mails ou comentários, perguntando-me, porque não posto vídeo no blog contando histórias, minha resposta é sempre a mesma: a maioria das minhas contações é para crianças, e jamais exibiria imagens de crianças, sem autorização dos pais. Qualquer dia desses, postarei vídeo contando história.
No último domingo dia 13/06/10, fui convidada para realizar um workshop para adultos e adolescentes, com a duração de três horas. O público que estava presente foram muito participativos, nas atividades proposta por mim, que foram realizadas, por etapas; apresentação pessoal, três histórias: história coletiva, história encenada, história individual, músicas, jogos, dinâmicas e brincadeiras referentes a contações.


Editei um pequeno vídeo de 3minutos e 34 segundos para mostrar aos queridos amigos e leitores, uma das atividades que realizei no workshop.Eles encenando e eu contando a história ao fundo.Todos se divertiram,os que estavam encenando e quem estava assistindo.

Parabéns !!Amei a participação


Espero que gostem! Desde já peço desculpas, a filmagem ficou escura. Nas fotos abaixo dessa postagem, visualiza bem, um pouco do que foi realizado lá.


Beijinhos a todos!


Rute Beserra


IMAGEM: Vídeo Arquivo Pessoal . A divulgação do vídeo foi autorizada pelas pessoas das imagens.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

WORKSHOP- Fotos dia 13/06/2010

WORKSHOP DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Antes de entrar no local do evento visualizei o banner:




. Conforme disse na última postagem o Workshop foi tudo de bom, as pessoas que compareceram, foram fofíssimas, muito participativas, das atividades, proposta por mim.
Dinâmicas,músicas, jogos e brincadeiras, tudo em relação a contação de história.
A tarde foi muito agradável.
Obrigada a todos que participaram do WORKSHOP DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, amei conhecê-los!!!
Agradeço também os comentários, carinhosos dos participantes,aguardem enviarei e-mails a vocês.

Beijinhos a todos!!

Rute Beserra!!!!

IMAGEM:Foto Arquivo Pessoal


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Agradecimento

Agradeço os e-mail recebidos, perguntando-me pela realização do workshop. Comunico-os que foi um sucesso , surpreendendo-me!!!
Quarta-feira não postarei respondendo no literatura, ficará para proxíma semana. Postarei as fotos sobre o evento, do dia 13/06/10.
Na sexta-feira postarei um pequeno video editado, não será possível postar tudo , já que a gravação é de 3 horas.
Obrigada pelo carinho dos queridos amigos(as) e leitores(as).
Beijinhos!!
Rute Beserra!!!!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Salada de Frutas!





























Ao planejar as aulas para este mês de junho na instituição ao qual trabalho, incluir contação de histórias(novidade né?rsrsrs...). Estamos trabalhando projeto Alimentação com os educandos , para isso, pedi ajuda da professora Patricia Brandão, para criarmos uma história, e que me ajudasse também na contação. Pedido aceito, começamos a trabalhar em cima da história, ao qual o título sugerido por ela"Salada de Frutas". Na finalização, confeccionamos frutas com massa de jornal. Ao qual as frutas ficaram lindas. Para o término , pedimos ajuda para professora Rose, na montagem do cenário, ao qual prontamente nos atendeu. Cenário pronto és que começa:
Salada de Frutas



Era uma vez Dona Laranja, ela vivia em um pé de laranjeira. Muito cansada de estar no mesmo lugar, daquela vida parada, sem graaaça, resolveu conhecer o mundo ao seu redor. Pulou do pé de laranjeira e..... ploft! Caiu na terra!
A primeira fruta que viu no chão, foi um senhor gordo com uma coroa verde e linda. Esse senhor muito bondoso, a cumprimentou:
__Bom dia minha senhora ?
Dona laranja toda, toda, passando a mão na sua careca disse:
__Bom dia !Qual é o seu nome mesmo?
__Senhor Abacaxi!
__O senhor quer me acompanhar, quero conhecer amigos da redondeza. Afirmou D. Laranja com tanta convicção, que este prontamente o acompanhou.
No caminho encontraram Dona Moranguinho, toda pintadinha e falante:
__Aonde vão hein?
__Estou levando Dona Laranja para conhecer outras frutas.
__Ah, sim estão todos na casa da Dona Uvinha.
__Venha vou levá-los até eles.
Chegando na casa de Dona Uvinha, todas as frutas estavam reunidas.Moranguinho toda falante, começou a dizer o porque da visita.
Dona Uvinha começou a chamar um por um:
__Dona Maça. Dona Banana,Seu Abacate,Seu Mamão, Dona Manga, Seu Melão,Dona Pera, Seu Limão,Dona Mexerica, Seu Melão, Seu caqui,Seu coco, Dona Cereja,Seu Figo,Dona Goiaba,Dona Jaca, Seu Kiwi, Seu Pêssego,Dona Pitanga,Dona Tangerina.Esses são que estão aqui, mas tem muito mais.........
__Hein, não esqueça de mim, nãaaoooo!!!Disse Dona Melância de tão redonda que estava, não conseguindo andar, rolou para o lado dos demais amigos.
Todos riram, da sua entrada triunfal.
__Hein pessoal também sou uma fruta! Disse o tomatinho, saindo devargazinho do seu esconderijo.
Após as apresentações, resolveram fazer salada de frutas. Todos deram um pedaço de suas frutas. Hummmm...........
Seu Tomate, para não ficar de fora dessa festa, deu um pedaço de si, para preparar um delicioso lanche com catchup.
Após a comilança, combinaram de sempre estarem se encontrando!
Vão a feira que vocês verão...... todos por lá.
Texto:Patrícia Brandão
Rute Beserra
IMAGEM:Arquivo Pessoal


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Quarta- feira: Respondendo na Literatura-9


Comentário:

Raphael disse...
Olá flor, voltando mais uma vez aqui, por acaso existe livros de literatura infantil de músicos ou escritores famosos quando crianças? Se falei bobeira me desculpe!BjsRaphael
5 de junho de 2010 19:39


Rute disse...
Não falou besteira não, aguarde que postarei no blog a resposta de sua dúvida!Beijinhos a vc!
5 de junho de 2010 19:45
Olá Raphael tem uma coleção de livros de criança, que conta como foi a infância de grandes compositores da música universal e de pintores famosos, aproximando-os dos jovens leitores de hoje.
Crianças Famosas
Títulos da Coleção:
Bach-Beethoven-Brahms-Chopin-Handel-Haydn-Leonardo da Vinci-Michelangelo-Mozart Picasso- Schubert- Schmann-Tchaikovsky-Toulouse-Lautrec-Villa Lobos.
Autores: Ann Rachlin e Susan Helbard
Nereide S. Santa Rosa e Angelo Bonito
Editora: Callis
Raphael, espero ter respondido , qualquer dúvida estou a sua disposição!
Beijinhos a todos!!
Imagem:Arquivo Pessoal
Rute Beserra!!!!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Convite- Workshop

Olá amigos(as) e leitores(as), dia 13/06/10, estarei realizando workshop para adolescentes e adultos. O convite está acima para todos.
Se estiveram em São Paulo e quiserem participar estejam a vontade. Ainda não foi fechado a agenda para workshop de crianças, logo que souber a data,postarei o convite aqui. Beijinhos a todos!!
Rute Beserra!!!

sábado, 5 de junho de 2010

Obrigada a todos Amigos e Leitores!!!

A Equipe disse...
Meu Blog Tem ConteúdoSeleção dos Melhores Blogs Culturais do Brasil! http://meublogtemconteudo.blogspot.com/ Parabéns pelo seu Blog!!! Você está fazendo parte da maior e melhorSeleção dos Melhores Blogs Culturais do Brasil!!!!-Só Blogs Premiados -Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre os melhores e mais prestigiados Blogs Culturais do Brasil! O seu link encontra-se Aqui:http://meublogtemconteudo.blogspot.com Pegue nosso selo em: http://meublogtemconteudo.blogspot.com/ Um forte abraço, Da Equipe do Meu Blog Tem Conteúdohttp://meublogtemconteudo.blogspot.com/
4 de junho de 2010 19:26

Ao ler esse comentário no blog, do Literatura fiquei lisonjeada e ao mesmo tempo muito feliz.
Esse reconhecimento devo aos queridos amigos(as) e leitores por sempre estarem prestigiando Literatura Infantil. Obrigada mesmo.
"Literatura Infantil é valorizar transmissão de conhecimento atráves da Leitura." (Rute Beserra).
Beijinhos a todos!!!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Literatura Infantil no Cotidiano.

Voltando de um Sarau de Contadores de História, deparo-me com uma cena que apertou meu peito.
A noite de São Paulo está muito fria( e nem inverno é ainda, imagine quando realmente o frio chegar aqui)!
A cena que vejo é um garotinho de mais ou menos 6, 7 anos, rasgando um livro para colocar na fogueira para aquecer-se. Aproximo-me e pergunto se posso dar uma olhada no livro. Com seu consentimento pego o livro e visualizo na Capa, o título "Capitães da Areia" Jorge Amado.
_Hein garoto, você sabe ler?
_Não
_Quer , que lhe conte o resumo desse livro?
Balançou a cabeça afirmando que sim.
Sentei-me ao seu lado,( tirei meu casaco, coloquei em suas costas) resumi Capitões de Areia.
Pessoas passavam , não entendia o que uma moça estava contando para um menino de rua, em volta de uma fogueira. Fui me empolgando que nem reparei que havia mais pessoas ouvindo. Só percebi pessoas em volta da fogueira quando disse:
___Pirimplimplim essa história termino aqui!Quem gostou aperte minha mão aqui!
__Obrigada moça, hoje a noite foi diferente com essa história do livro! E mãos foram apertando as minhas!
__Gostaria de ter pão ou sopa para oferecer a vocês, o que tenho é contação de história!!
Conversei um pouco mais, passei o endereço da ong, onde conto histórias aos 1º e 3º sábados, convidando-os para estarem lá.Não sei se irão...............dirigir-me para minha casa com o dever cumprido. E pensando:___Quantos garotos(as) estarão rasgando livros para se aquecerem do frio hein?
E o meu casaco? Deixa lá.... com certeza será muito útil ao garoto nessa noite de frio!
Rute Beserra!!
Imagem:Arquivo Pessoal

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Quarta-Feira :Respondendo na Literatura- 8




E-mail




Contos africanos
Olá professora, tudo bem? Em primeiro lugar quero agradecer, por ter respondido o primeiro e-mail que foi lhe enviado. Em referente sua resposta do 1º e-mail que lhe envio esse segundo! Vc disse que uma das disciplinas que gostou no curso da pós-graduação foi Literatura Africana, tanto que tem vários livros sobre. Poderia postar um conto africano no seu blog? Desde já agradeço beijos! Leandro





Responder rute beserra mostrar detalhes 12:16 (0 minutos atrás)
Olá Leandro, obrigada por enviar o e-mail . Sim amei Literatura Africana, tanto que estou pensando seriamente em cursar Mestrado de Literatura Africana (pensando , não tenho certeza) . Obrigada pelo carinho, seja bem vindo sempre ao Literatura Infantil! Fique atento, logo postarei o conto! Beijinhos!




Lenda do Tambor



CONTO POPULAR DA GUINÉ-BISSAU – Dizem na Guiné que a primeira viagem à Lua foi feita pelo Macaquinho de nariz branco. Segundo dizem, certo dia, os macaquinhos de nariz branco resolveram fazer uma viagem à Lua a fim de traze-la para a Terra. Após tanto tentar subir, sem nenhum sucesso, um deles, dizem que o menor, teve a idéia de subirem uns por cima dos outros, até que um deles conseguiu chegar à Lua. Porém, a pilha de macacos desmoronou e todos caíram, menos o menor, que ficou pendurado na Lua. Esta lhe deu a mão e o ajudou a subir. A Lua gostou tanto dele que lhe ofereceu, como regalo, um tamborinho. O macaquinho foi ficando por lá, até que começou a sentir saudades de casa e resolveu pedir à Lua que o deixasse voltar. A lua o amarrou ao tamborinho para descê-lo pela corda, pedindo a ele que não tocasse antes de chegar à Terra e, assim que chegasse, tocasse bem forte para que ela cortasse o fio. O Macaquinho foi descendo feliz da vida, mas na metade do caminho, não resistiu e tocou o tamborinho. Ao ouvir o som do tambor a Lua pensou que o Macaquinho houvesse chegado à Terra e cortou a corda. O Macaquinho caiu e, antes de morrer, ainda pode dizer a uma moça que o encontrou, que aquilo que ele tinha era um tamborinho, que deveria ser entregue aos homens do seu país. A moça foi logo contar a todos sobre o ocorrido. Vieram pessoas de todo o país e, naquela terra africana, ouviam-se os primeiros sons de tambor.




Contos Tradicionais Dos Paises Lusofonos



editora: INSTITUTO PIAGET
autor: Fernando Vale
assunto: Literatura Infantil



Olá Leandro, postei o nome do livro e o autor,caso queira ler mais contos africanos, esse livro é uma boa pedida.Espero ter respondido sua dúvida, qualquer dúvida estou a sua disposição!O texto postado acima é um resumo.


Fonte:http://pt.shvoong.com/books/children-and-youth/1624914-lenda-tambor-africano-contos-tradicionais/



Beijinhos!!!



Rute Beserra!!!








terça-feira, 1 de junho de 2010

Teatro de Bonecos



Há dois dias atrás, postei teatro de dedoches. Hoje, estou indicando esse livro com 10 dedoches, com histórias lindamente ilustradas e dez divertidos dedoches, as crianças têm tudo que precisa para criar espetáculos animados, para familias e amigos.
Teatro de bonecos
Ilustrado por: Peter Stevenson
Histórias: Os três porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria .
Imagem: Foto Arquivo Pessoal
Design by Juliana Garcia