Literatura Infantil: Janeiro 2011

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Livro de Pano ou Plásticos para Bebês




É muito importante colocar livros de tecidos e de plásticos no meio dos brinquedos do bebê, para que chame sua atenção. O bebê tem grande capacidade de obseração, tudo que os pais fazem eles observam a sua volta. Com certeza já observaram pai ou mãe com algum livro ou jornal nas mãos.


O livro lido por uma adulto a uma criança, dá oportunidade a essa criança de viajar e imaginar conforme a história é contada. Livros são companheiros da criaça que podem ser levados a qualquer lugares que forem.
É indicado para bebês livros de panos ou de plásticos para banhos, conforme vão crescendo podem receber livros ,com materiais mais elaborados.
Descrição:
Livro de Pano : O Elefantinho(sonoro)
Com páginas fofinhas este livro de pano despertará a curiosidade do bebê, permitindo maravilhosos momentos de alegria. O livro traz junto um boneco quando apertado emite um som.
Livro de Plástico: Guga a tartaruga
Esse livro pode ser molhado e lavado, traz uma divertida história da tartaruga Guga, com figuras bem grande e colorida.
Livros(vide fotos acima).

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

São meus sinceros desejos!!!

Beijos
Rute Beserra.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Quarta-feira: Respondendo na Literatura-32







E-mail: Oi Rute
boa noite.
Em primeiro lugar quero parabenizar pela grande e pela iniciativa do seu blog (Literatura Infantil).
Em segundo lugar, se for possível, gostaria de uma pequena ajuda. Estou procurando indicação de algum livro de literatura infantil que retrate sobre cultura negra, africana afrodescendente, enfim, sobre relações etnico-raciais. Ou algum livro de literatura que eu possa levar a discussão do preconceito e discriminação racial para crianças e adolescentes...
Caso você conheça algum, me ajude!!!
Grato pela atenção.
Att.
Admarino Júnior(blog : (http://neogoliardos.blogspot.com)
_________________________________________________________________
responder rute besera para Admarino mostrar detalhes 20 de jan (6 dias)
Bom dia Admarino
Há vários livros de literatura infantil com personagem negros, que falam sobre a discriminação social.
O Amuleto Perdido e outras Lendas Africanas
Esse livro é atual de 2010. A editora Panda Books- Autora Magdalene Sacranie
São lendas e fábulas de vários países da África que retratam a cultura e a sabedoria desse povo.
A cor da ternura Ed. FTD-Autora Geni Guimarães
Esta obra tenta deixar configurada a importância da mulher afro descendente na formação da família, buscando sempre suas verdadeiras raízes, isto é, o resgate de sua cultura e etnia sem se deixar abater pelas dificuldades enfrentadas numa sociedade como a nossa.
História da Preta Ed. Companhia das Letrinhas- Autor Heloísa Pires Lima
A autora apresenta uma abordagem histórica de cultura africana, passando pela definição de etnia e racismo, sempre trabalhando com uma visão do que é ser diferente. Essa obra é um tanto complexa. A preta, vemos pela capa do livro, é uma jovem: porém no decorrer da narrativa, dado o conhecimento e as reflexões que ela apresenta, já aparece uma mulher adulta experiente.
Há outros livros também, mas pelo que me pediu ao publico alvo que quer atingir esses são mais indicados.
Obrigada por enviar e-mail, pelo carinho de suas palavras. Sejam sempre bem vindos
Qualquer dúvida estou a disposição
Beijinhos
Rute Beserra.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Técnicas de contar histórias-Expressão Facial e Corporal




A narração pode ser acompanhada de expressões, uma carta, um olhar apaixonado, uma cara de indagação. As crianças irão gostar. Mas isso não é fácil e nem espontâneo para todas as pessoas.
Para algumas pessoas, é preciso treinar, de preferência, na frente do espelho, pois poderemos estar passando uma imagem diferente daquilo que pretendemos. Por exemplo, ter certeza de que a cara de bravo é mesmo assustadora, ou que beicinho com qual se pretendia imitar um colibrir realmente irá ajudar enão atrapalhar por estar mais próximo às feições de outro animal.
Os gestos ajudam, dão ênfase, prendem a atenção do ouvinte. Mas, ele deve ser usado de forma estudada, o exagero poderá comprometer a narração.
De qualquer forma, as expressões faciais e corporais mais elaboradas devem ser deixadas para quando a história chegar ao ponto culminante. Isso ajudará a compor melhor o ritmo da narração.


Fonte: Técnicas de contar Histórias para os pais contarem aos filhos- Vania Dohme
Fotos(vide acima): Rute em expressões corporal e facial contando uma históra.
Imagem: Foto Arquivo Pessoal

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Avental mágico-Sugestão de Férias


As férias estão no finzinho , mesmo assim quero sugerir aos pais o avental mágico. Muitas vezes nos dias de chuva os pais, avós, tios(as) ficam sem saber o que fazer com as crianças dentro de casa.
Sugiro avental mágico ele pode ser confeccionado, ou comprado pronto com os bonecos. O meu foi confeccionado por uma amiga, ( não a Márcia Hangai )que sempre confecciona meus fantoches, e sim a Alzira Pelaiz.
Vide foto aos lados.
Muitos chamam esse recurso Avental de Contar História. Eu o chamo carinhosamente de avental mágico, porque ao contar história com esse recurso, estimula a criatividade e imaginário das crianças, criando histórias com diversos temas.
Conforme você, vai contando a história pendura os bonecos nos velcros que tem no avental formando o cenário no seu corpo. Não é interessante?
A minha amiga blogueira Renata Sardinha confecciona avental mágico, que tal visita o seu blog?
Tenho certeza que as crianças vão adorar.
Fica ai , mais uma sugestão!
Beijos, bom final de semana a todos!!
Rute Beserra.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Quarta-feira: Respondendo na Literatura-31


E-mail: Boa noite Rute, fiquei feliz de ver o meu livro indicado por você. Tenho outros títulos quero lhe enviar. Parabéns pelo seu blog, ele é um excelente instrumento na conquista de novos leitores.
Com carinho
Izaura Franco
Editora
(62) 3281-5452
_________________________________________________________________
responder rute beserra para izaura mostrar detalhes 6 de jan (11dias atrás)
Boa noite Izaura
Obrigada, seja sempre bem vinda a Literatura Infantil.
Envie-me os nomes de outros títulos terei maior prazer em postá-lo no meu blog.
Beijinhos a vc.
Rute Beserra.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sugestão: Leitura nas Férias


Se criança , hoje em dia não é fácil, é tudo muito automatizados, até os brinquedos são remotos , biônicos , eletrônicos , falam, mexem , correm e cantam.... Este livro é para você que sente saudade da época que se podia correr e brincar sem horário marcado.

Titulo:Daniela e sua turma contra o monstro da madrugada
Editora: R&F
Autor: Izaura Franco
Origem: Nacional
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 28
Acabamento: Brochura
Formato: Médio
Ilustração e projeto gráfico: Polly Duarte

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Bom final de semana!

Desejo a todos(as) os amigos(as), um maravilhoso final de semana!
Beijos
Rute Beserra
Fonte: minirecados.com

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Quarta-feira: Respondendo na Literatura-30





E-mail: Oi Rute em primeiro lugar quero parabenizá-la pelo seu blog é muito lindo ver sua dedicação. Gostaria que vc me ajudasse, preciso muito encontrar um livro para minha filha ela viu da minha cunhada(é bem antigo, e ela quer um igual). O livro é assim : composto por dois livros, um grande que é cenário( por esse motivo pensei que vc fosse conhecer algo parecido)cada folha aberta é uma história e vem do canto da página um envelopezinho com as páginas, todas de papel para ser contada com texto auxiliar pequeno. Mas o livro é antigo e agora não sei aonde procurar algo parecido, bem vc não tem dicas de algo parecido que possa substituir esse livro? Pois ela só tem quatro anos e só pede isso para o papai noel, no shopping e na cartinhas ela sempre diz que quer um livro igual da tia dela. Como eu resolvi pedir essa dica a vc? Bem procurando na Net sobre-livros cenários acabei chegando no seu blog e pensei que derrepente.
Bem obrigada e mais uma vez pelo lindo trabalho.
Lilian Folle Arruda
Cuiabá -MT
-----------------------------------------------------------------------------------------------
responder rutebeserra para Lillian mostrar detalhes 10/12/10 - 31 dias atrás
Boa tarde Lilian, tudo bom?
Seja sempre bem vinda a Literatura Infantil, obrigada pelo carinho de suas palavras. Por favor me informe o nome do livro de sua cunhada, para que eu possa fazer uma busca com mais precisão. Esse final de semana, estarei indo a uma feira de livro farei uma pesquisa por lá. Tenho muitos de Literatura Infantil com cenários darei uma olhada também. Grata por enviar o e-mail, aguarde estarei respondendo sua dúvida.
Beijos
Rute Beserra.
__________________________________________________________________
Eu e a leitora Lillian de Cuiabá trocamos + 4 e-mail referente a esse livro. Ela encontrou o livro , no sebo de Santa Catarina,(a qual fez o pedido e comprou o livro para a filha que está muito feliz) e eu encontrei o livro no sebo do Rio Grande do Sul.
Lillian agradeço seu carinho e atenção , seja sempre bem vinda a Literatura , estou a sua disposição para qualquer dúvida que tenha.Beijinhos na sua filha.
Livro: Meus Contos Preferidos em Relevo de Celso Freitas(Vide foto acima).
Beijos!!
Rute Beserra.
Obs: E você leitor(a), esteja a vontade para indicar livros de Literatura Infanto- Juvenil, terei maior prazer em postá-lo no blog.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MANUSCRITO


Olá amigos(as), em primeiro lugar quero agradecer as palavras de carinho deixadas no comentário do meu blog e no meu e-mail particular desejando-me feliz ano novo. OBRIGADA!!! Desejo a todos um ano de Benção!!
Estou de férias,(janeiro) um mês que fico mais relaxada, e menos preocupada com os compromissos do meu dia a dia.
A qual gosto de sair, ir a cinemas, teatros, museus,viajar enfim aproveitar mesmo.
Aproveito para ler e escrever, quem acompanha a Literatura, sabe que as vezes posto no blog , meus manuscritos, e para não perder o costume:
Pedaço de pão

Ele já estava há muito tempo naquele lugar, olhando para as pessoas que desciam do ônibus, com sua caixa de engraxar sapatos.
A moça se aproximou dele, e perguntou :
_Hein garoto, vc engraxa sapato de mulher?
_Sim moça, engraxo.
_Então engraxa o meu por favor!
A moça sentou no banquinho improvisado por ele. E o garoto sentando no chão, concentrado começou a engraxar seu sapato.
A moça começou a observá-lo: um menino pequenino, era para estar em casa e não trabalhando, aonde andaria sua família, sua mãe!
__Qual é o seu nome garoto?
_Não sei, me chamam de Mané, Tonho, Manezinho e Toinho, tenho todos esses nomes.
Ela riu com o jeito dele falar:
_Você deve se chamar Manuel Antônio
_É?
_Não sei deve ser, pergunte a sua mãe.
_Ela me chama de Mané, Tonho, Manezinho e Toinho.
_Ah!!!
_Pronto terminei!
_Quanto que é?
_Apenas um pedaço de pão.
_Como?
Os olhos , encheram de água, levou-o para comer alguma coisa, prometendo ajudá-lo no que for preciso.
Será que ajudou mesmo? Espero que sim.
Titulo: Meus Manuscritos
Tema: Pedaço de pão
Autora : Rute Beserra.

Design by Juliana Garcia