Literatura Infantil: Setembro 2015

domingo, 27 de setembro de 2015

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

1ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias em Brasília

Informação:amigosdashistorias.blogspot.com


terça-feira, 15 de setembro de 2015

Entrevista com a autora do livro " O autor é você"

Palmira  Heine é doutora em Linguística pela Universidade Federal da Bahia, é atualmente professora de Linguística atuando em Universidades. É também autora de livros infantis. Publicou juntamente com Katia Rocha do livro infantil Meu Planeta Azul, e é única autora do livro O pontinho desapontado e do livro O reino todo amarelo. Suas obras são marcadas pela ludicidade e possuem a preocupação com questões ambientais, sociais e educacionais.


Literatura Infantil: Em primeiro lugar quero agradecer a você por ter concedido a entrevista para o blog. Em segundo lugar é um prazer como Contadora de História conhecer novos autores de Literatura Infantil.


Autora Eu é que agradeço pela oportunidade de divulgar meu livro e pelo contato sempre enriquecedor com pessoas que trabalham em prol da literatura.

Literatura Infantil: Conte-nos sobre sua primeira obra Literária: Pontinho desapontado e qual a mensagem que o livro que passar aos leitores?

Autora: O livro O pontinho desapontado, conta, de maneira lúdica, a história de um ponto final que se sentia culpado por terminar as coisas e, por isso, pede à Fada da pontuação para transformá-lo numa vírgula.

Literatura Infantil: No Brasil sabemos que a leitura não é hábito da população geral. Quantos livros em média você lê por mês?

Muita boa a sua pergunta. Além de livros, eu leio  teses, dissertações e artigos, já que sou também professora universitária. Leio muitos  livros da minha área e contos diversos de autores como Marina Colassanti, Luís Fernando Veríssimo, Rubem Alves, meus preferidos. O número varia de acordo com a disponibilidade e necessidade pessoais., não há um número mensal fixo. .

Literatura Infantil: Conte-nos também sobre os outros livros que já publicou?

Publiquei o livro Meu planeta Azul, em parceria com Kátia Rocha. O mesmo foi adotado em diversas escolas de Salvador e falava da importância de preservação do meio ambiente. O livro O reino todo amarelo também falava sobre a importância do respeito às diferenças, a partir da história de um rei que não suportava encarar a diversidade de cores existentes no Reino das Flores, local onde foi governar.


Literatura Infantil: Como surgiu a ideia de escrever esse livro  “ Autor é Você, com páginas em branco,   que devem ser criados com textos dos leitores?

Eu sou professora universitária e estudo exatamente questões sobre produção de textos, discursos e leitura. Em estudos realizados por mim e por outros diversos autores, foi possível perceber que o processo de leitura como é atualmente adotado pela escola, não deixa um espaço amplo para que o sujeito leitor crie seus próprios sentidos. Ao contrário, ele termina repetindo histórias, repetindo textos, mas há pouco espaço para a criatividade e interação direta do leitor com o livro. Então, pensando nisso, tive a ideia de criar esse livro que coloca o pequeno leitor no centro da produção de sentidos, uma vez que ele será o autor de sua própria história.

Literatura Infantil: Quais autores inspiram você escrever?


Da literatura infantil, há Monteiro Lobato, Ana Maria Machado. De contos, gosto muito de Marina Colassanti, Rubem Alves. Gosto de Luís Fernando Veríssimo e seu humor magnífico.  Adoro poesia também.


Literatura Infantil: Você ajudou   na escolha da ilustrações  do livro Autor é você? E como foi o procedimento?

O ilustrador, Wanderley Mayhe tem um trabalho muito bom. Eu não o ajudei, mas fui dando algumas dicas de como queria as ilustrações e ele caprichou.



Literatura Infantil: Qual o papel da leitura para a criança no que diz a respeito a compreensão do mundo a qual ela precisa lidar?

A leitura para as crianças tem uma função lúdica e permite fazer com que ela mergulhe no mundo da imaginação e da criatividade. Além disso, a partir da leitura, as crianças podem adquirir valores que vão desde a necessidade de respeito ao próximo até a importância de uma amizade. Os livros auxiliam na construção dos cidadãos, por isso, a leitura é muito importante.

Literatura Infantil: Um escritor deve manter para sempre seus valores, ou pode mudar de opinião já que sempre ele viaja nas suas escritas.

Essa é uma boa pergunta. Na verdade um escritor deixa sua marca na obra que produz. Assim, o estilo de um escritor é marcado pelo modo como escreve as histórias e pelas características das mesmas. No entanto,  como somos seres em construção que somos, não devemos ter opiniões fixas, devemos sempre estar abertos a novas opniões.

Literatura Infantil: Agradeço seu tempo e sua disponibilidade para responder as perguntas, quais são as suas últimas palavras e como leitor faz para encontrar o seu livro?


Agradeço pela oportunidade de divulgar meu livro no seu blog e espero que ele cumpra a função de fazer com que os pequenos leitores possam interagir diretamente com o livro.

O livro O autor é você foi editado pela Scortecci está à venda nos seguintes locais:





Sorteio: Que tal ganhar um exemplar do livro: O AUTOR É VOCÊ

É bem simples complete a frase. Eu gostaria de ganhar esse livro porque......
Deixe sua frase e envie seu e-mail para rutesb@gmail.com
 Enviarei a autora  para que escolha a melhor resposta o sorteio será dia 12 de outubro.
Bora Participar?

Fonte da imagem: Concedida pela autora do livro

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O Autor é você

Este livro pretende, com base nas modernas teorias linguísticas de estudos do texto, dar voz ao pequeno leitor na criação de sua própria história, fazendo com que o leitor se torne também autor do livro. Assim, O AUTOR É VOCÊ busca trazer à tona a voz do leitor que, muitas vezes, não pode gerar seus próprios sentidos, sendo impelido a repetir histórias já lidas ou ouvidas, tendo sua capacidade criativa podada por meio de repetições e cópias de textos. O objetivo desta obra é liberar a criatividade do leitor, fazendo com que, através de pistas dadas no decorrer das páginas do livro, o leitor torne-se também autor, numa relação de completa interação com a leitura.


O Autor é Você
Palmira Heine
Ilustrações: Wanderley Mayhé

Scortecci Editora
Literatura Infantojuvenil
ISBN 978-85-366-4277-2
Formato 22 x 15 cm
24 páginas
1ª edição - 2015


A escritora Palmira Heine  aceitou ser entrevistada pela Literatura Infantil e  haverá o sorteio do seu novo livro a um dos leitores do blog.
Aguardem  próxima semana a entrevista da Palmira e como será o sorteio do livro.

sábado, 5 de setembro de 2015

Amarilys Editora leva Coleção Pequeno Príncipe para Bienal do Rio de Janeiro 2015

  A Amarilys Editora – selo do grupo Manole Conteúdo voltado para a publicação de literatura infantil e infanto-juvenil, bem como ficção e não ficção para adultos – estará presente na próxima edição da Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 13 de setembro no Riocentro.
            Para o público infantil, o destaque será O Pequeno Príncipe - As Novas aventuras a partir da obra-prima de Antoine de Saint-Exupéry, coleção que adapta para as histórias em quadrinhos a série de desenho animado do personagem, sucesso da TV paga. O jovem protagonista loiro e franzino de O Pequeno Príncipe, clássico da literatura infantil publicado por Antoine de Saint-Exupéry em 1943 conquistou fãs em todo o mundo por conta de suas reflexões sobre a vida. Décadas após seu lançamento, o jovem vive novas aventuras, desta vez em formato de graphic novel.
            A Amarilys Editora acaba de publicar três novos volumes com roteiro original de Delphine Dubos: O Pequeno Príncipe no planeta do Gehom - Volume 16; O Pequeno Príncipe no planeta do Bubble Gob - Volume 17; O Pequeno Príncipe no planeta do tempo - Volume 18.
            O primeiro lançamento foi em 2013. Ao todo serão 24 obras, verdadeiras edições de colecionador, com capa dura e papel especial. Este e outros destaques da Amarilys Editora marcarão presença no estande do grupo Manole Conteúdo, na Bienal do Livro.

SOBRE A AMARILYS EDITORA
            O selo literário do grupo Manole Conteúdo é voltado para a publicação de literatura infantil e infanto-juvenil, bem como ficção e não ficção para adultos. Lalau e Laurabeatriz, David Byrne, Willian Boyd, Lev Grossman, Sergio Vilas-Boas e Raul Hilberg são alguns de seus autores.
SOBRE A MANOLE CONTEÚDO
            Há mais de 45 anos no mercado, a Editora Manole é líder em prover conteúdo essencial à formação do estudante e do profissional nas áreas científicas e técnicas. Em 2014, a editora consolidou-se como Manole Conteúdo, abrangendo todas as frentes de atuação do grupo, como universitários, educação a distância, interesse geral, autopublicações e novas plataformas digitais.

SERVIÇO:
Estande Manole Conteúdo |Bienal do livro 2015 - Pavilhão 3 Azul - E10
Local: Riocentro
Endereço: Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Data: 3 a 13 de setembro de 2015
Horários de Funcionamento:
3 de setembro: das 13h às 22h
7 de setembro (feriado): das 10h às 22h
Segunda a Sexta: das 9h às 22h
Finais de semana: das 10h às 22h



quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CONTOS E CALDOS- CHEGOU MAIS UM



O grupo As Meninas do Conto está organizando Rodas de Histórias, que acontecerão em sua sede, a Casa da História

Toda primeira sexta-feira de cada mês teremos uma Roda com diversos convidados.

 Além de histórias, também teremos caldos e bebidinhas para aquecer nosso encontro!

Você está convidado! Não perca esta Roda!!

A roda será no dia  04 DE SETEMBRO 20h com o tema:

Contos de Amor
Contadores da Noite:
Coletivo Cafuzas com Daniela Landin, Roberta Stein e Rosana Borges Silva.
Chantal Mailhac e Yurê Kuhlman.
Danielle Barros,  Fernanda Rivitti, 
Gabriela Hess,
Giuliano Tierno, Priscila Harder. 
 

 Aguarde DIA 02 DE  OUTUBRO - Histórias da Infância

Valor Único de Entrada R$ 15,00
Não será possível reservar ingressos, a bilheteria estará aberta a partir das 19h
Capacidade da Casa da História 50 lugares

Em nossa cantina teremos para venda: Caldos, bebidas, sucos, vinho e bolos.
A nossa casa não dispõe de máquina de Débito ou Crédito, pagamento somento em dinheiro.

Casa da História
Rua Tonelero 912, Lapa

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Fotos-Curso Básico de Contação de História e Oficina Pedagógica

Na última sexta-feira do mês de agosto ministrei  curso de Contação de História  para os professores no CEI EDUCANDÁRIO- Vila dos Remédios  SP.








No final do curso, certificados a todos os participantes
FONTE DA IMAGEM:ARQUIVO FOTO PESSOAL
Design by Juliana Garcia