segunda-feira, 4 de julho de 2011

Trasmissão de valores

Fonte: Imagem do Google



As histórias são excelente veículos para a transmissão de valores, porque dão contexto a fatos abstratos, difíceis de serem transmitidos isoladamente.

Como falar com crianças, perante a constante valorização da esperteza, que mentir não é melhor solução e que não é porque o mentiroso é talentoso e está seguro que está garantido que o ouvinte está sendo convencido.

Como trasmitir um conceito que a mentira deixa mais vulnerável o mentiroso do que aquele que pretensamente se deseja enganar?

É difícil, mas a história de Pinóquio magistralmente cumpre este papel de forma simples: o boneco de madeira mentia e o seu nariz crescia, ficando assim formidavelmente vulnerável.

As histórias, conforme já foi citado, são um verdadeiro celeiro de fatos que enaltecem os valores éticos. O que precisa é que aquele que irá contá-las esteja aberto para esse fator. É preciso que ele acredite realmente na veracidade das afirmações que a história encerra dentro de sua fantasia.

Para que isso aconteça, cada um deve escolher as histórias que realmente lhe agrada, que batem com os seus valores pessoais, que estejam de acordo com aquilo que ele deseja transmitir.

Somente dessa forma, ele poderá trasmitir o que deseja de forma convincente.

Fonte:Técnicas de contar Histórias para os pais contarem aos filhos




2 comentários:

  1. Hoje em dia, com o que chamamos de globalização, é complicado explicar e se fazer entender tudo isso,,,dos bons conceitos de vida,,,beijos de boa semana...

    ResponderExcluir