Fonte da imagem: http://www.creasp.org.br/noticia/institucional/2012/04/19/dia-nacional-do-livro-e-comemorado/432
Questão que , de tempos em tempos, volta a provocar discussões e dividir opiniões é a da validade, maior ou menor, de cada uma das formas básicas da literatura infantil: o ideal para os pequenos leitores seria a leitura realista? ou fantasista?
A verdade é que esse problema se coloca também para a literatura em geral e, conforme a época, uma ou outra dessa duas formas(realismo imaginário) acabam por predominar no ato criado ou no gosto do público. Tal predomíno, evidentemente, não se dá por acaso, mas resulta de uma série de causas interdependentes e complexas que aqui não cabe analisar.
Entretanto, é importante notar que a atração de um autor pelo registro realista do mundo à sua volta ou pelo registro fantasista resulta a sua intencionalidade criadora: ora testemunhar a realidade (o mundo, a vida real...) representando-a diretamente pelo processo mimético(pela imitação fiel), ora descobrir " o outro lado" dessa mesma realidade-o não imediatamente visível ou conhecido- transfigurando-a pelo processo metafórico(representação figurada).
Nesse caso , a matéria literária identifica-se não com a realidade concreta, mas com a realidade imaginada, com o sonho, a fantasia, o imaginário, o desconhecido.
Nenhuma dessas formas é melhor ou pior, literariamente. São apenas diferentes e dependem das relações de conhecimento que se estabelecem entre os homens e o mundo em que eles vivem.
Fonte: Literatura Infantil - Nelly Novaes Coelho página 51,52
Questão que , de tempos em tempos, volta a provocar discussões e dividir opiniões é a da validade, maior ou menor, de cada uma das formas básicas da literatura infantil: o ideal para os pequenos leitores seria a leitura realista? ou fantasista?
A verdade é que esse problema se coloca também para a literatura em geral e, conforme a época, uma ou outra dessa duas formas(realismo imaginário) acabam por predominar no ato criado ou no gosto do público. Tal predomíno, evidentemente, não se dá por acaso, mas resulta de uma série de causas interdependentes e complexas que aqui não cabe analisar.
Entretanto, é importante notar que a atração de um autor pelo registro realista do mundo à sua volta ou pelo registro fantasista resulta a sua intencionalidade criadora: ora testemunhar a realidade (o mundo, a vida real...) representando-a diretamente pelo processo mimético(pela imitação fiel), ora descobrir " o outro lado" dessa mesma realidade-o não imediatamente visível ou conhecido- transfigurando-a pelo processo metafórico(representação figurada).
Nesse caso , a matéria literária identifica-se não com a realidade concreta, mas com a realidade imaginada, com o sonho, a fantasia, o imaginário, o desconhecido.
Nenhuma dessas formas é melhor ou pior, literariamente. São apenas diferentes e dependem das relações de conhecimento que se estabelecem entre os homens e o mundo em que eles vivem.
Fonte: Literatura Infantil - Nelly Novaes Coelho página 51,52
Rute, a questão é observar a receptividade da criança e o que seu amadurecimento emocional permite-nos oferecer. Um pouquinho de cada para que ela demonstre o que mais gosta. A literatura não pode se mostrar enfadonha, senão a criança perde o interesse.
ResponderExcluirFaltam 3 dias para o BookCrossing Blogueiro...rs.
Boa semana!! Beijus,
Uma bela noite pra ti minha amiga e ótima terça feira...beijos e flores..
ResponderExcluirUma tarde cheia de carinho, poesias e muitas flores pra ti minha amiga...beijos e beijos...
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