Literatura Infantil: Os Meios de Comunicação e a Leitura

terça-feira, 1 de março de 2011

Os Meios de Comunicação e a Leitura

Imagem http://www.planetaeducacao.com.br/

Os modernos meios de comunicação sabem apresentar as velhas histórias acompanhadas de som imagem, de uma maneira tão bonita e fascinante, que os velhos contadores de histórias não se arriscam mais em abrir a boca, a história vem tão completa que não precisa pedir informação a mais, nem mesmo é necessário usar a imaginação.
No entender de Caruso(2003), atualmente há opção de lazer como televisão e videogame. Muitas crianças estão sobrecarregadas de atividades como natação, futebol , além das obrigações da escola, lição de casa. O tempo que eles teriam que ler um livro está diminuindo. Infelizmente esse é o comportamento que está ocorrendo não só com as crianças mas com adulto também. E até, por um aspecto cultural do Brasil, falta incentivo, o Brasileiro não tem cultura da leitura.
Diante dessa realidade cabe a perguntar: o que os educadores estão fazendo para resgatar o gosto imaginário nas leituras?
Por isso é de suma importância que os professores batalhem pelo resgate lúdico, do gosto de expressão oral/corporal, gosto pela leitura, pelos desenvolvimentos dos sentidos e sentimentos.
Como Pedagoga e Contadora de história a minha intenção é proporcionar a criança que ouve história: imaginar , fantasiar, e o gosto de querer sempre ouvir ,ler mais e mais para se tornarem críticos e bons leitores.

Fonte:Esse texto faz parte da minha tese de monografia com o tema: Contar História:Uma Estratégia para Desenvolvimento do Letramento Literário.

4 comentários:

  1. Sabe que um dia desses eu vi uma reportagem, não me lembro onde foi... Ah, foi no programa da Regina Casé aos domingos, que ela estava numa comunidade, que não recordo, mas que um grupo tinha tipo um Cyber Café que disponibilizava internet de graça, mas sabe qual era o barato disso? É que para vc acessar a internet de graça 1hr, vc tinha que LER UM LIVRO por 1hr. Se vc quiser internet por 2 hrs, vc tem que ler um livro por 2hrs. Neste mesmo cyber, havia uma biblioteca, onde a pessoa que quisesse acessar, poderia ler seu livro sossegada...

    Portanto, achei essa ideia magnifica... Enfim...

    Bjuxxx meu amor... Excelente terça a vc...

    ResponderExcluir
  2. São tantos e tantos caminhos que nos leva a leitura e outros mundos de comunicação,,,hoje em dia e´tão facil interagir....grande beijo de bom dia pra ti qeurida....

    ResponderExcluir
  3. Olá Rute, como vai.
    Como jornalista, vejo esse problema ser ainda pior. Hoje, os meios de comunicação procuram somente o lucro, mesmo que para isso, tenham que “matar” a infância de uma criança, destruir um casamento, ou mesmo, causar a separação de pais e filhos.
    É um excelente meio para ensinar, cuja a compreensão é de fácil aceitação por todos, até aos que não sabem ler e escrever, mais deve ser usado com muito cuidado por todos, até por nós, eternas “crianças grandes”.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Um superbeijo pra desejar uma linda quarta feira pra ti amiga....

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia