Literatura Infantil: Entrevista com o Poeta- Magno de Oliveira-Parte I

domingo, 16 de outubro de 2011

Entrevista com o Poeta- Magno de Oliveira-Parte I

Magno de Oliveira é poeta, blogueiro e repórter cultural.Convidei-o para dar entrevista a Literatura Infantil e ele aceitou.
Vamos a entrevista:
Literatura Infantil: Em primeiro lugar quero agradeço a você por ter concedido a entrevista para o blog. Em segundo lugar é um prazer como Contadora de Hitória conhecer novos poetas!
Magno:O prazer é meu, esta é a primeira entrevista que concedo alguém. E a rasgação de seda é sincera, pois aqui na blogsfera eu fico muito feliz, pois existe muita gente talentosa como por exemplo você e muitos outros blogueiros que se dedicam a cultura. Como por exemplo Mirze Souza,Roberto Prado, Ailton Sales, Regina Azevedo entre outros nomes...

Literatura Infantil: Em que momento começou a escrever suas poesais? (momentos de alegria, tristeza ou reflexão).
Magno:Bem a minha primeira poesia foi no momento de alegria por que o amor no início é explosão de alegria, minha primeira poesia foi você é, que eu fiz a uma garota. Até hoje me lembro dessa poesia e de outras que fiz a ela. Isso no ano de 2006, na aula de português, com o professor que admiro muito o professor Sérgio de Português. O nome da garota é Maiara faço questão de citar os nomes devido a gratidão que tenho pelas pessoas de alguma maneira contribuiram, ou contribuem de certa forma comigo.

Litertura Infantil: Ao escrever uma poesia você partilha a escrita com alguém para se aconselharem, por exemplo um amigo ou familiar?
Literatura Infantil: Não mostro o texto para ninguém, não faço disso uma regra. Tem textos que eu fiz que até hoje ninguém leu. No começo quando escrevia as primeiras poesias em salas, tinha os amigos Marco Antônio e Deon que brincavam, eles davam cópias de livro 300 mil platina duplo e assim era um termômetro para saber se gostaram ou não. Mas na época minha preocupação era saber se meu flerte iria gostar ou não. Afinal ela era minha musa e eu o poeta dela. Depois que surgia as outras garotas, elas eram o termômetro. No geral as garotas sempre gostavam e gostam. Tenho colegas que até hoje pedem poesias para mostrar as suas garotas e acredite minhas poesias dão mais certo com meus amigos do que comigo.
Referente a mostrar para familia, não sou de mostrar a minha familia, eles por exemplo nem sabem da publicação de HERÓICO SORRISO num livro. Nos últimos meses minha escrita teve uma revolução graças a minha amada amiga Lievilyn, que pegava meus textos ruins e criticava
Heróico Sorriso tem 100% haver com ela além de outras novas poesias, que sinceramente fiquei com orgulho de ter feito. Mas assim não me prendo isso fortemente , há não ser o caso de pessoas que admiro eu penso da seguinte maneira:
"Cabe a mim escrever, o dever de julgar é do público que me lê.

Literatura Infantil: O que é ser poeta?
Magno:É ser realmente diferente, escrever todos nós podemos aprender, agora fazer poesia, poema, crônica é dom divino! Não é qualquer pessoa que faz!

Literatura Infantil: Já escreveu poesia para crianças? Se não, pensa em escrever?
Magno: Já fiz uma homenagem as crianças no ano passado para o Jornal Mídia Ambiental, mas não fo publicado, o meu amigo escritor Roberto Prado, fez uma paródia, combinamos de fazer algo no Folhetim, mas infelizmente perdemos os textos, pois deu pau no meu PC e perdi os textos, alías na minha vida já perdi um grande quantidade de obras.

Literatura Infantil:Que autores influênciaram sua forma de escrever?
Magno:Eu sou rock nacional, Cazuza e Renato Russo são duas fontes de influências...eu me influêncio mas com músicas do que com poesias...

Literatura Infantil: A crítica literária ajuda ou atrapalha?
Magno:Depende tem muita gente invejosa que só quer atrapalhar. Veja um exemplo o que fizeram com o Chico Buarque, no último CD que ele lançou as pessoas, os artistas que não gostam dele, bombardeam, os jornalistas a crítica pegou pesado com ele...e eu acho que não entenderam ele, foram injustos com ele. Chico Buarque de Holanda merece nosso respeito. Ele é cultura, cultura não é bunda de fora é boa música, não é feita por idiotas coloridos que ficam gritando OH...OH...OH...

Literatura Infantil: ´Qual foi sua sensação ao visualizar seu poema publicado na 1ª edição do Jornal Mídia Ambiental ?
Magno: Fiquei feliz pois ali eu dei mais um passo para seguir uma carreira. Espero ganhar mais espaço de publicação e espero que gostem.

Obs: Segunda-feira (17), a 2ª parte da entrevista do Poeta Magno Oliveira aqui na Literatura Infantil.

8 comentários:

  1. Que bacana Rute parabéns pelas perguntas e excelente resposta do Magno, com certeza, lerei a segunda parte!
    Beijos, morena
    Josué

    ResponderExcluir
  2. RUTE!

    Que momento especial num domingo, você nos concede. Magno é dessas pessoas raras nos dias de hoje. Incentiva tudo e todos. Não sabia que era poeta até ler outro dia um belo poema feito com muito sentimento.

    Parabéns, Magno e Rute!

    Beijos aos dois

    Mirze

    ResponderExcluir
  3. Belo trabalho, é sempre bom saber de um poeta como vem as sensações...beijos de boa semana pra ti minha querida.

    ResponderExcluir
  4. Rute, parabéns pelo lindo blog, ótimas perguntas e excelentes respostas, porque não coklocou as perguntas e respostas todoas em um só bloco?
    Beijokas
    Márcio

    ResponderExcluir
  5. Oi Márcio, obrigada pelas palavras.
    A entrevista será em dois blocos, por que o Magno pediu que não editasse nada das respostas dele, tudo que ele respondeu fosse vc, postado. E tem respostas grandes, por isso optei por dois blocos.
    Obrigada ao elogio do blog, seja sempre bem-vindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Josué e Everson Russo

    Obrigado espero que gostem da segunda parte!!!

    Magno Oliveira
    Folhetim Cultural

    ResponderExcluir
  7. Marcio e Rute

    Marcio eu sabia que escrevi demais.. hahaha

    Obrigado Rute por não tirar nada

    ResponderExcluir
  8. Marcio e Rute

    Marcio eu sabia que escrevi demais.. hahaha

    Obrigado Rute por não tirar nada

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia