Literatura Infantil: Quarta-feira: Respondendo na Literatura-73

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Quarta-feira: Respondendo na Literatura-73

E-MAIL
Luma Nunes
29 de jul
para mim

Boa Noite, Rute tudo bem?
Parabéns pelo seu trabalho lindo, gostaria que falasse sobre seus cenários da contação!
Abraços
Luma
-------------------------------------------------------------------------------
De Rute
04 de agosto
para Luma
Boa noite Luma tudo bem e você?
Os cenários são alguns dos recursos que uso para as contações de história.
Toda vez que vou contar  história,uso recurso e um deles  são os cenários, conforme a história a ser contada. Esse (vide foto acima), é TNT pintado com tinta acrílica e guache
Esse cenário é usado na história da  Gigica Canjica.(A Princesa Gigica Canjica no Mundo Perdido dos Livros" ) do autor Igor Collaro.
Esteja a vontade para passear no blog há muitos cenários diferentes  para ser usado nas contações
Espero tê-la ajudado, qualquer dúvida estou a disposição.
Beijos
Rute Beserra.
IMAGEM: Fonte Arquivo Pessoal

7 comentários:

  1. rute, querida amiga,
    não poderia estar mais de acordo contigo quando concebes um cenário a enquadrar uma narrativa. se a leitura vive de imagens mentais, sobretudo com leitores-aprendentes torna-se importante ajudar a pisar esse território para que quando sejam leitores autónomos e competentes as formulem sem apoios externos.

    beijinho!

    ResponderExcluir
  2. querida rute,
    relativamente à tua questão sobre qual o género do meu primeiro livro: confesso que não tenho bem presente qual foi o primeiro livro que li autonomamente até porque fui mimado com a contação de histórias durante a minha meninice, antes mesmo da aprendizagem da leitura, portanto, em certo sentido li pelos lábios de outros. recordo-me, entretanto, de cedo começar a juntar sílabas para ler os contos clássicos e populares de uma coleção muito em voga então (formiguinha, assim se chamava) para depois dar o salto para a enid blyton que li de fio a pavio. na juventude deliciava-me com todos os romances policiais, especialmente os da aghata christie, até que descobri os clássicos e, ato contínuo, a poesia. hoje sou um leitor eclético que define o género em função do estado de espírito, da oportunidade ou das circunstâncias. afinal, como dizia um professor de literatura norte-americana que em tempos tive: há tantos e tão bons livros para uma vida que se faz demasiado curta, razão por que temos de ser seletivos :)

    beijinho grande!

    ResponderExcluir
  3. Um lindo dia pra ti minha amiga querida,,,,beijos e flores...

    ResponderExcluir
  4. olá, Rute!!!
    Ficou ótimo!!!
    Adorei!
    Parabéns pelo sucesso do seu Workshop ficou tudo muito bom...
    Beijos
    PAty

    ResponderExcluir
  5. rute,
    desculpa a minha leitura transviada das tuas palavras; pensei que perguntasses qual o primeiro livro que alguma vez li... :)
    publiquei alguns livros científicos, mas aquele a que te referes na tua observação suponho seja um de poesia, remontando já a 2007 e que corresponde a uma revisitação de lugares de escrita que percorri ao longo de uma trajetória de mais de dez anos. a-simetria das formas: o espelho e o reflexo (assim reza o título).

    beijinho!

    ResponderExcluir
  6. Um maravilhoso final de semana pra ti minha amiga, repleto de paz,,poesias,,,flores e beijos e beijos...

    ResponderExcluir
  7. Olá, Rute, como vai?

    Faz tempo que não passo por aqui. As férias foram boas?
    Que bom que está de volta! Vi que realizou Workshop de Contação de Hiatórias. Quanta gente! Deve ter sido muito interessante e enriquecedor.
    Acho bonito construir um cenário e fantasiar-se para desempenhar o papel das personagens, pois ajuda as crianças a imaginar melhor. Elas devem gostar muito de ouvir e ver contar as histórias. Tanto que gostam depois de falar com a Rute e de a conhecer. Deve ser muito gratificante!
    A divulgação dessa feira do livro, assim como de outros eventos com ele relacionados e principalmente ligados à literatura infantil é uma sua maravilhosa iniciativa!
    Continue, pois é um espaço excelente este e muito, muito bonito!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia