Literatura Infantil: Teatro de Mamulengo

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Teatro de Mamulengo

TEATRO DE MAMULENGOS
MAMULENGO: TEATRO POPULAR, COMUNICAÇÃO VIVA
O Mamulengo é uma das pouquíssimas formas de Teatro Popular que ainda consegue subsistir nesse país, onde a cultura é relegada ao mais inferior dos planos.
Com muita ação, muita beleza e muita graça, o Mamulengo consegue educar e divertir desde a pequena criancinha até o mais idoso adulto, independente de cor, sexo ou classe social. Através dele conseguimos nos transportar para a fantasia mágica do teatro e ficamos ao mesmo tempo entre o sonho e a realidade, extasiados pela dinâmica e a simplicidade desse brinquedo do povo.
Mamulengo é uma forma de arte popular da cultura nordestina. É um teatro de bonecos, conduzido com as mãos na linha dos fantoches, mas com uma estrutura própria, da qual faz parte: histórias, lendas, linguagem própria, personagens fixos, pancadarias, picardia, música, dança etc...

É um brinquedo com seu jeito próprio de ser, inigualável na dinâmica, simplicidade e alegria.
A origem da palavra MAMULENGO se perde na história e não é comprovada sua aparição por documento, mas sim, pelas próprias teorias populares. Uma das mais comuns é a teoria de que MAMULENGO seria uma corruptela da expressão popular “MÃO-MOLENGA” porque o mamulengueiro (a pessoa que conduz a brincadeira escondida atrás da pequena barraca), tem que ter uma grande habilidade manual para trabalhar ao mesmo tempo com dois personagens e manipular às vezes mais de 60 bonecos durante uma brincadeira que dura no mínimo de duas horas, até seis ou oito horas de representação.

Fonte:http://www.valdeckdegaranhuns.art.br/mamulengos.html

Obs: essa foto foi tirada  na 22ª Bienal do Livro 2012.
Não sei quem confeccionou o teatro, amei. Se você é  artesão  confecciona,mamulengos entre em contato comigo por e-mail ,que está ao lado da página.Obrigada.
Rute Beserra.
Foto: Arquivo Pessoal


4 comentários:

  1. Lembrança gostosa dos meus tempos de escola,,,saudades,,,,beijos querida e uma bela semana pra ti...

    ResponderExcluir
  2. Um belo dia pra ti minha amiga querida,,,,beijs.

    ResponderExcluir
  3. Rute, tudo bem?
    Maravilhoso o teu espaço virtual!
    Em julho ministrei uma oficina a crianças de 5 e 6 anos, ainda não alfabetizadas, foi uma oficina poética, onde eles mesmos fizeram rimas e frases poéticas, a partir da interação com bonecos/personagens de uma novela que publico lá no blog, no entanto adaptados a realidade infantil.
    Com certeza, o teu blog será muito proveitoso para mim e também podemos trocar experiências, não?

    Convido-te e a conhecer o meu, onde publico a novela, no entanto para uma versão juvenil-adulto, mas creio, que poderá gostar.

    Beijos e retorno, estou seguindo seu espaço, claro!
    Parabéns e ótima terça-feira!

    ResponderExcluir
  4. É muito bom Teatro Mamulengo!Aqui em Niterói as vezes tem!Quando tiver apresentação vou levar Pedro!
    Bjs
    Pedro e Amara

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia