Literatura Infantil: Livro de pano para os pequenos lerem

quarta-feira, 12 de março de 2014

Livro de pano para os pequenos lerem

Texto ele não tem. Mas as ilustrações que reproduzem a praia, a floresta e a cidade são um convite à leitura para as classes de Educação Infantil

Cristiane Marangon (novaescola@fvc.org.br)

Fotos: Cacá Bratke
Fotos: Cacá Bratke
Um cantinho aconchegante e um livro de pano. Para encantar as crianças, não é preciso mais do que isso. Você mesmo confecciona diferentes exemplares usando feltro, botões e apliques. Nem é necessário ter máquina de costura. As páginas são coladas ou costuradas a mão.

O livro de pano já existe no mercado editorial há pelo menos 30 anos. No início, a maioria tinha como enredo os contos de fadas. Atualmente escassos, eles são mais voltados para os bebês, por causa da maciez e da resistência. Na creche, além de estimular a criatividade, eles são usados, por exemplo, para desenvolver o tato, se as páginas tiverem diferentes texturas.

Muita gente, no entanto, acha que o material é útil somente na Educação Infantil e nas séries iniciais. Engano. Para os estudantes a partir da 3ª série, ele também é o atrativo. Como já manejam com mais tranqüilidade a agulha e a tesoura, as crianças podem confeccionar os próprios livros. Os temas são variados, como números, meio ambiente ou diversidade.

Corte e costura

Fotos: Cacá Bratke
Planeje as páginas e recorte em feltro os cenários de floresta, praia e cidade. Coloque na horizontal o tecido azul com 40 por 20 centímetros e imagine uma divisão central. À direita, monte o cenário da floresta. Do lado esquerdo, ponha o feltro de 14 centímetros. Ele funcionará como bolso. Alfinete tudo e alinhave com a linha de bordar. Depois, retire os alfinetes.


Muitos enfeites

Fotos: Cacá Bratke
Fixe os apliques na página usando os botões, a cola para tecido e o velcro (que permite trocar personagens). Vários deles podem ficar guardados no bolso. Outra opção versátil é deixar um aplique pendurado por um pedaço de linha. Nesta página, por exemplo, o macaco vai de um lado para o outro ou se esconde no bolso.

Outras histórias
Fotos: Cacá Bratke
Para compor as páginas que mostram os cenários da praia e da cidade, repita os procedimentos anteriores, colocando diferentes elementos. Os peixes e os coqueiros são apliques e as janelas dos edifícios e as faixas da rua na cidade foram feitas com tinta relevo.



Capa bem caprichada

Fotos: Cacá Bratke
Dobre as três páginas ao meio e coloque uma sobre a outra. Cubra-as com o pedaço de feltro laranja e faça um alinhavo do lado esquerdo unindo todas elas. Decore o tecido azul de 13 por 5 centímetros com figuras similares às usadas nas páginas e aplique na capa com cola. Assim fica fácil para o leitor identificar o tema do livro.


Páginas coladas

Fotos: Cacá Bratke
Cole a contracapa do livro nas costas da primeira página. Depois, as costas da segunda página no verso da terceira e assim por diante até unir todas.



Consultoria: Lucia Maria de Oliveira Valeton, diretora da Escola Estadual Professor Américo Belluomini, em Valinhos (SP), e Samir Zavitoski, arte-educador, de São Paulo
Fotos: Cacá Bratke / Produção: Samir Zavitoski, Assistente: Susi Ramos 


FONTE:http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/livro-pano-pequenos-lerem-419631.shtml

3 comentários:

  1. Bom dia Rute

    Gostei muito do poste.. sempre aprender por aqui...

    Beijinho e um lindo dia

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. São uma graça, eu fiquei tão feliz como que vc me mandou.
    Além de práticos são lindos.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Toda iniciativa para desperta a leitura de crianças é bem vindo. Já vi livros de pano. Achei interessante!

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia