Literatura Infantil: Crônicas da Norma vence Prêmio Jabuti 2014

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Crônicas da Norma vence Prêmio Jabuti 2014



Os títulos trazem histórias que ensinam de forma simples e divertida fonética, morfologia, sintaxe e estilística

As obras são de Blandina Franco e José Carlos Lollo com consultoria de Gabriel Perissé

Fruto da parceria inédita entre o Instituto Antonio Houaiss e a editora Callis, a coleção “Crônicas da Norma”, que aproveita a literatura para abordar a gramática de uma forma descontraída, acaba de ganhar o Prêmio Jabuti 2014, na categoria Didático e Paradidático.

Personagens como a catacrese, a crase e o ditongo surgem em literariamente para esclarecer dúvidas comuns no aprendizado. Com textos curtos, linguagem simples e muito bom humor, o leitor vai se deparar com histórias como a da pobre moça chamada Crase e do valente caçador Singular que não se deixa enganar pelo Plural.


A coleção é formada pelos títulos “Estilística”, Sintaxe” e “Morfologia” que ajudam as crianças a conhecer e a entender as regras da língua portuguesa de um jeito divertido


“Crônicas da Norma – Estilística”
Você sabe o que é catacrese? E antanáclase? Nesse volume da coleção “Crônicas da Norma”, esses são alguns dos “personagens” que dão nome às histórias. Eles pertencem à estilística, ramo da gramática que estuda estilos, formas e maneiras de expressar sentimentos e coisas, tanto na forma escrita quanto na falada







“Coleção Crônicas da Norma – Sintaxe"


Feita em parceria com o Instituto Antônio Houaiss, essa coleção fala sobre gramática de uma forma descontraída. Aqui, o leitor encontra um predicativo do sujeito, um ditongo ou até mesmo uma antonomásia como personagens de pequenas histórias que vão ajudar a criança a falar com mais clareza, escrever melhor e se dar bem na prova!




“Coleção Crônicas da Norma – Morfologia”

Nesse volume da coleção, a autora conta a história dos irmãos Ditongo Crescente e Ditongo Decrescente, da pobre moça chamada Crase, do fortíssimo Superlativo, das gêmeas Parônimas, do valente caçador Singular que não se deixa enganar pelo Plural e muitas outras histórias. Com muita criatividade e humor, cada capítulo vai esclarecendo regras gramaticais da língua portuguesa para as crianças.

2 comentários:

  1. Bom dia Rute

    Venho desejar um dia feliz.
    Gostei do texto.

    Beijinhos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. oi Ru

    Parece bem legal, a gramática é super complicada, de forma divertida fica mais fácil.

    bjokas =)

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia