Literatura Infantil: Entrevista com o escritor: Clovis Levi autor do livro" Navio Negreiro no Mar do Branco do Olho"

sábado, 2 de julho de 2016

Entrevista com o escritor: Clovis Levi autor do livro" Navio Negreiro no Mar do Branco do Olho"

Olá amigos leitores (as) , apresento a vocês:
 O novo livro infantil de Clovis Levi  " Navio Negreiro no Mar do Branco do Olho" um romance de teatro infanto juvenil.

Com sua habilidade natural para tratar temas espinhosos junto às crianças, o escritor e dramaturgo Clovis Levi apresenta uma peça teatral em que a protagonista é o fantasma da pequena Anastácia, escrava e santa popular brasileira, liderando uma revolta de crianças escravas em um navio negreiro. Personagens como a cadela Xinxa e um menino com duas cabeças – que dialogam e brigam entre si – tornam ainda mais encantadora esta fábula sobre escravidão, infância, amor e liberdade.

O autor concedeu uma entrevista a Literatura Infantil e presenteou  meus leitores com o seu livro


Literatura Infantil: Em primeiro lugar quero agradece-lo por ter concedido a entrevista para o blog. Em segundo lugar é um prazer como Contadora de História conhecer novos escritores!

Clovis Levi: É um prazer colaborar com o blog Rute Rute.

Literatura Infantil: O seu mais recente livro: Navio Negreiro “No mar do Branco do olho é uma peça infanto-juvenil a ideia era lança-lo em livro ou apresentar a peça no teatro”?

Clovis Levi: Com o título de No Mar do Branco do Olho, essa peça conquistou Menção Honrosa no Concurso de Dramaturgia Ana Maria Machado, em 2011 ou 2010. Ano passado o meu editor no Rio, Regis Rosa (Editora Viajante do Tempo) pediu o texto para dar uma olhada. Eu estava insatisfeito com algumas soluções dramatúrgicas e, trocando ideias com o Regis, reescrevi a peça. Passou, então, a se chamar Navio Negreiro no Mar do Branco do Olho. Todo dramaturgo escreve uma peça pensando preferencialmente em montá-la e não em editá-la. Quando consegue as duas coisas, ótimo. Já estamos trabalhando na encenação da peça aqui no Rio de Janeiro, mas também recebi sondagens para montá-la na Bahia.

Literatura Infantil: Em que momento começou a escrever suas histórias? (“O pinguim que morria de frio”, “A cadeira que queria ser sofá”, “O Beco do pânico”, “Proibido pensar”)

Clovis Levi: Sempre escrevi para teatro e televisão. Para crianças e adolescentes, comecei a escrever a partir do nascimento da minha neta, Izadora, dez anos atrás.

Literatura Infantil: O que é ser escritor?

Clovis Levi: As definições são muitas. Fico com essa: um trabalhador diário que se diverte enquanto trabalha.

Literatura Infantil: Que autores influenciaram sua forma de escrever?

Clovis Levi: Não sei dizer.

Literatura Infantil: A crítica literária ajuda ou atrapalha?

Clovis  Levi: Os suplementos literários morreram; se nós, autores não-best-sellers, somos entidades abstratas para a maioria da população, o que dizer dos críticos literários? Não se fala mais em Literatura como se falava décadas atrás. Conclusão: se a mídia (internet ou não) falar dos livros, mesmo que fale mal, já ajuda. E muito.

Literatura Infantil: Alguma experiência engraçada, curiosa ou dramática ocorrida devido algum texto que você escreveu?

Clovis Levi: Conto uma experiência dramática. Em Portugal, onde foi lançado originalmente O Beco do Pânico, visitei muitas escolas para conversar com alunos, pais e professores. Saí de Portugal em 2012. Agora, em fevereiro, voltei lá para participar do Segundo Encontro de Literatura Infanto-Juvenil dos Países Lusófonos e uma professora contou a seguinte história: um aluno dela a procurou para dizer que estava tão desesperado por sentir atração por meninos que, com muito medo, já pensava em se matar. E falou que, depois da minha visita à escola, ele tomou coragem, contou para os pais e, hoje, sente-se um adolescente com aquilo que ele não tinha mais: a liberdade. Ouvir isso compensa todas as dificuldades. O Beco do Pânico trata exatamente disso: do desespero que se instala num adolescente ao perceber que sente atração por homens.

Literatura Infantil: Como você enxerga a explosão dos livros digitais?

Clovis Levi: Eu gostaria de ver uma verdadeira explosão, no que se refere à divulgação e à leitura de livros. Para mim o que está acontecendo ao invés de explosão fica mais para um suspiro. Isso tudo pode parecer excesso de amargura. Nada disso. Eu e meus livros somos sempre bem-humorados.

Literatura Infantil: “Navio Negreiro No mar do Branco do olho”. Título interessante e ao mesmo tempo gera certa curiosidade pela ilustração da capa. Como foi o processo da ilustração, você ajudou a Vanessa Rosa na ilustração?

Clovis Levi: A Vanessa Rosa é uma artista plástica extremamente talentosa – não precisa da minha ajuda. Seus desenhos revelam a junção da expressividade com a sensibilidade. Mas, como sempre acontece, trocamos algumas ideias. Realmente, o título tem recebido muitos elogios. E a peça também. A Stella Maris Rezende, por exemplo, me mandou esta mensagem: “Acabei de ler e amei "Navio negreiro no mar do branco do olho". Texto de dramaturgia que encanta do início ao fim. Parabéns, amigo! Você arrasou! Adorei seu texto! De uma beleza poética!... Fiquei apaixonada pelos personagens encantadores! Dramaturgia de alto nível, meus parabéns!”

Literatura Infantil: Que influência a internet exerce em sua escrita?

Clovis Levi: Influência sempre positiva e sempre renovada: a enorme abertura para um contato com livros, escritores, blogs, feiras, notícias; e a divulgação do meu trabalho através da página Clovis Levi Escritor, no Facebook.

Literatura Infantil: Como os leitores podem conhecer seu trabalho?

Clovis Levi: Lendo os meus livros; me convidando para ir às escolas; visitando a página Clovis Levi Escritor, no Facebook.

Bate-bola

Literatura Infantil

Uma lembrança: Colégio Nova Friburgo, da Fundação Getúlio Vargas.

Um sabor inesquecível: as “comidas de mamãe”.

Uma saudade: do bom futebol brasileiro.

Um livro: Cem anos de solidão, do Garcia Marquez.

Uma canção: são muitas.

Um sonho: que a miséria (em todas as suas variantes) deixe de existir.

Um (a) escritor: Nelson Rodrigues.

Um (a) ilustrador: Cito as que trabalharam comigo: Vanessa Rosa , de Navio Negreiro no Mar do Branco do Olho; e a portuguesa Ana Biscaia, de A cadeira que queria ser sofá que, com esse livro, conquistou o Prêmio Nacional de Literatura de Portugal.

Literatura Infantil: Agradeço seu tempo e disponibilidade para responder as perguntas.


Clovis Levi: Estarei sempre à sua disposição. Um abraço.


Sorteio: Que tal ganhar um exemplar do livro:  Navio Negreiro no Mar do Branco do Olho"

É bem simples Complete a frase. Eu gostaria de ganhar esse livro, porque...........
Envie sua frase para o meu    e-mail para que eu possa entrar em contato. (rutesb@gmail.com)
Enviarei ao autor para que escolha a melhor resposta. 
O sorteio será no próximo  sábado dia  14/07/16
Bora participar?
 Imagem concedida pela assessoria de imprensa 

10 comentários:

  1. Amor , como sempre excelente nas perguntas. Sucesso, saudades te amo

    ResponderExcluir
  2. AMEI A ENTREVISTA , JÁ ENVIEI MINHA RESPOSTA PARA SEU E-MAIL RUTINHA.TORCENDO PARA GANHAR. BEIJÃO.
    VOU VER SE LEVAREI AS MINHAS NETAS PARA LHE PRESTIGIAR NAS CONTAÇÕES NESSAS FÉRIAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será um prazer vê-lo com as meninas nas minhas contações. Obrigada pelo carinho.
      Beijos

      Excluir
  3. Rutinha saudades, menina já enviei minha resposta. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito bem!! Continuo desejando-te muito sucesso, Amiga.

    Beijo e um bom Domingo.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Passando para te desejar tudo de bom.

    Poema do Amigo Gil António.

    Beijinhos

    http://quadrasepensamentos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Rute já respondi no seu e-mail , beijos

    ResponderExcluir
  7. Ah, quem sabe dessa vez eu ganho, e-mail enviado

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia