Literatura Infantil: Conceito de Literatura Infantil

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Conceito de Literatura Infantil

Os estudiosos da Literatura Infantil , tem um conceito diferenciado sobre o assunto. Uns dizem que é o objeto escolhido pelo seu próprio leitor, outros que é o objeto de formação de um agente transformador da sociedade e até aqueles que questionam o fato de existir uma literatura infantil ou dela ser uma questão de estilo.
Abaixo coloco algumas declarações de autores de literatura infantil(ao qual humildemente coloco também a minha opinião) para percebemos como essa área é conflituosa. Ver o objeto a partir de vários pontos de vistas pode nos ajudar a entender melhor e formulamos nosso próprio conceito.
"Literatura Infantil é todo o acervo literário eleito pela criança".(Bárbara Vasconcelos Bahia)
"Literatura Infantil são os livros que tem a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia, a identificação e o interesse da criançada".(Leo Cunha)
"A Literatura, em especial a infantil, tem uma tarefa fundamental a cumpri nesta sociedade em transformação:a de servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto estimulado pela escola." (Nelly Novaes Coelho)
"O gênero literatura infantil tem , a meu ver, a existência duvidosa.Haverá música infantil?Pintura infantil? A partir de que ponto uma obra literária deixe de se constituir alimento para o espírito da criança ou jovem e se dirige ao espírito adulto?" (Carlos Drummond de Andrade)
"Escrevo porque gosto.Com os meus textos, quero botar para fora algo que não consigo deixar dentro. E escrevo para criança porque tenho uma certa afinidade de linguagem."(Ana Maria Machado)
"Escrevo para dizer o que penso. Quero reclamar de governos autoritários. Quero mostrar a existência de desigualdade entre homem e a mulher.Não fujo muito de temas que supostamente, não pertencem ao universo infantil. Acho que todo mundo é capaz de aprender."(Ruth Rocha)
"A literatura infantil permite a criança ir além do real de sua imaginação, do ouvir ou ler uma história."(Rute Beserra)
Fonte:Esse texto faz parte da minha monografia com o tema:Contar história:uma estratégia para o desenvolvimento do letramento literário.

4 comentários:

  1. Oi moça!
    parabéns pela descrição em suas postagens!
    gosto muito de ler...=)
    cada dia melhor o blogger!
    bjos e boa semana

    ResponderExcluir
  2. muito interessante gostei do post,obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Tem uma promoçãozinha no blog, participe
    bjs

    boa semana

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia