Literatura Infantil: Desvelando um Mundo de Fadas para Educação Infantil

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Desvelando um Mundo de Fadas para Educação Infantil

As crianças param o que estão fazendo quando a professora começa a dizer: ''Era um vez...'' e ficam imóveis... Ás vezes, participam da história quando o mal está por vencer ou perder e vibram de alegria quando escutam: ''vivendo felizes para sempre'',e não é raro pedirem para os professores recontarem a história.
O que os pais e até muitos educadores não sabem é que os contos de fadas originais são fundamentais e importantes para o desenvolvimento psico-cognitivo-emocional da criança, já que eles as ajudarão a lidarem com os medos incoscientes. Os contos de fadas , de acordo com Coelho(1987), são originários dos povos celtas de natureza espiritual/ética/existencial. Essas histórias sempre possuíam heróis e heroínas, cujas aventuras estavam ligadas ao sobrenatural, ao mistério do além-vida e visavam o interior do ser humano. Dai surge a presença das fadas em latim fatum significado destino.
Sabemos que muitos autores como Nelly Coelho, Cecília Meirelles, Sheldon Cashdan, Jung e Bruno Bettelheim argumentam sobre aimportância dos contos de fada para o desenvolvimento infantil tanto no aspecto congnitivo quando emocional, visto que eles ajudam as crianças no processo de desenvolvimento humano, favorecendo a compreensão dos pais, tratando do complexo de Édípo e de Elektra ajudando vencer o medo de crescer etc.Pelo exposto podemos afirmar que os contos de fada quando são trazidos para a sala de aula ou no aconchego da casa, contribuem para construção cognitiva e emocional das crianças, motivando-as á leitura e á descoberta de universos diferentes dos seus, realidada as vezes difícies e até mesmo trágicas.Desde modo as crianças identificam-se com as narrativas, achando um próposito para continuar lutando contra seus medos e receios.
É também importante que, logo depois de contar uma história(relembrando que não devemos esplicá-la)deixemos que as crianças brincarem com ela(jogos simbólicos) ou desenhar os personagens, para que os seus problemas inconscientes transformem-se em ações, auxiliando-a a vencer seus medos, angústias e problemas.


Fonte:Revista de Educação Infantil CRIAR- ano 1-número 03-maio/junho/05



OBS.Foto minha e das meninas na escola caracterizadas ,de um dos personagens do conto de fada.

4 comentários:

  1. Deus...vou ser o primeiro a comentar..! =]
    parabéns pela descrição Ru...
    cada dia melhor o seu blogger!
    parabéns
    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rute, tudo bom?

    parabéns pelo trabalho que você realiza com a alfabetização de crianças por meio da leitura. Cabe a nos mestre (da educação) formar esses pequeninos para o mundo.

    Bjs

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia