É muito importante primeiro contato da criança com o texto e deve ser feito oralmente, por meio da voz dos pais e do professor contando-lhe histórias.Quando uma criança ingressa na pré-escola e se dá início á sua alfabetização, ler torna-se um momento de lazer. Ler para desenhar,musicar ,pensar e interpretar. Ler, ver , reler aquele objeto mágico que está á sua frente. E tudo pode nascer dele: fadas lindas e bondosas dançando com as crianças, bruxas más e horrorosas, com quais as crianças podem aprender o quão pode ser pesaroso não praticar o bem. Há vários livros para várias faixas etárias.
Livros cujas folhas podem ser recortadas convidando a criança a participar do texto(postagens atrás trouxe dicas de livros assim , livros que interagem com as crianças), livros sem textos, com quais as crianças aprendem criar e imaginar histórias.
"A Literatura Infantil torna-se desse modo, imprescindível. Os professores dos primeiros anos da escola fundamental devem trabalhar diariamente com a literatura. Esta se constitui em material indispensável, que aflora a criatividade infantil e desperta a veia artística da criança. Nessa faixa etária, os livros de literatura devem ser oferecidos ás crianças, através de uma espécie de caleidoscópio, de sentimentos e emoções que favorecem a proliferação do gosto pela literatura, enquanto forma de lazer e diversão". (Coelho, Nelly Novaes,2000, vol.14)
Fonte:Monografia da pós-graduação
Título:Contar Histórias:Uma Estratégia para o Desenvolvimento do Letramento Literário.
Obs:Eu prometi algumas postagens atrás que colocaria dicas de livros para turma do do 5º ao 9ºano não esqueci,estou lendo os livros, sempre gosto de ler para indica-los, logo postarei aqui, obrigada!
Foto: Crianças se interagindo comigo e com os bonecos na contação da história.