Literatura Infantil: O lúdico na literatura

sábado, 22 de maio de 2010

O lúdico na literatura


O homem só é inteiramente humano quando brinca”. Friedrich von Schiller ...


Quando uma criança brinca uma com a outra ou mesmo sozinha, ela não só apenas se diverte como também interpreta o mundo em que se vive e se relaciona. Brincando a criança aprende, auxilia na construção do seu conhecimento e na sua socialização, englobando aspectos congnitivos e afetivos.
Atráves da brincadeira procuro dentro da sala de aula,(ou fora da sala), experimentar as mais variadas formas de linguagem . E uma dessas linguagem é a cantiga da roda, parlendas e brincadeiras, apresentando ás crianças como recurso para leitura.
Vê-se dessa forma que, ao trabalhar “as parlendas” em sala de aula, o professor coloca a criança em contato com o saber popular, esse popular que muitas vezes é imprescindível no avanço da Literatura Infantil, pois, muitos dos clássicos da Literatura Infantil “nasceram no meio popular (ou em meio culto e depois se popularizaram em adaptações)” Nelly Novaes Coelho; p. 20, 1982.
Nas cantigas de roda estimulo os movimentos e a oralidade, além de colaborar a inicialização musical.Através de repetições crianças aprendem canções inteiras, muitas vezes não entendendo seu significado, mas o que importa nesse momento é a sonoridade com o tempo os significado das palavras.
Com esse pequeno texto, fica evidente a importância do papel da literatura para desempenhar seres em formação, junto ao processo da alfabetização.


6 comentários:

  1. Eu conheço uma Disciplina chamada "Ludicidade e Educação" que nos direciona para a importância do Lúdico em sala de aula e em nossas vidas por inteira.

    Rute, é bom ver vc trabalhando o lúdico. Poucos profissionais utilizam essa excelente ferrameenta de forma tão significativa.

    Abraços.

    [Ad.junior]

    ResponderExcluir
  2. Essa disciplina eu não conhecia Junior, interessante!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Rute,

    Até mesmo nos ciclos mais avançados eo Ensino Fundamental a Literatura é imprescindível para o desenvolvimento do aluno.

    Assim, até mesmo nos ciclos citados, o professor pode usar a sugestão apresentada por você.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Sim com certeza, logo estarei respondendo aqui no literatura sobre as parlendas e cantigas no ensino fundamental, aguarde.
    Você confirmou exatamente o que me perguntaram em um dos e-mails .
    Bejinhos a vc

    ResponderExcluir
  5. Eu brincava demais, enquanto meus amigos brincavam de carrinho, eu brincava de avião... Sempre fui doido por avião...kkkk...

    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  6. É a minha infância também foi cheia de brincadeiras e uma delas: Colocava as minhas bonecas, uma do lado da outra, e com um livro na mão contava-lhes histórias!
    Beijinhos a vc, Carlos!

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia