Literatura Infantil: Entrevista com a autora do Livro"Cantriz A Formiguinha Cantora"

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Entrevista com a autora do Livro"Cantriz A Formiguinha Cantora"



















Livro: Cantriz A formiguinha Cantora


Autora: Francesca Carvalho


Editora: Clara




Entrevista




Literatura Infantil:Em primeiro lugar quero agradecer a você por ter concedido a entrevista para o blog. Em segundo lugar é sempre um prazer, como contadora de história conhecer novos autores de literatura infantil.


Autora: Eu adoro falar da minha nova carreira. E agradeço por poder compartilhar com você Rute, e todos os seus seguidores. Obrigada pelo espaço.




Literatura Infantil:Qual seu nome completo e sua formação acadêmica?


Autora:Francesca Maria Carvalho Souza de Sá e sou formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.




Literatura Infantil: Aonde mora atualmente?


Autora:Em São Luís de Maranhão




Literatura Infantil:No Brasil, sabemos que a leitura não é um hábito da população geral.Quantos livros em média, você lê por mês?


Autora:Atualmente leio uns 02 livros. Mas costumo ler mais.




Literatura Infantil: Como surgiu a idéia de escrever seu primeiro livro?


Autora:Na verdade, eu não tive logo a idéia de escrever livor, pois as estórias criadas para satisfazer minha sobrinha que não parava de pedir que eu contasse historinhas. Quando vim de Santos para São Luís, continuei escrevendo e resolvi usar a cultura maranhense como palco para minhas estórias. Depois de alguns anos, mostrei as estórias para um poeta, formado em letras, e ele adorou e sugeriu que publicasse pelo menos uma. Então, com apoio dele, eu pude lançar meu primeiro livro.




Literatura Infantil:Quando começou a escrever já fazia planos de seguir a carreira?


Autora: Não. Eu nunca pensei que essa vontade de escrever, esse turbilhão de idéias que vinham na minha cabeça, e que eu corria para colocar no papel fosse um dom e que eu deveria seguir ou, pelo menos tentar.




Literatura Infantil: Você chegou a consultar dicionários, bancos de dados, e até mesmo bibliotecas para escrever história de Cantriz?Qual foi o processo, já que a história é cheia de detalhes?


Autora: Só consultei minha memória. Eu era frequentadora assídua do Teatro, na época da faculdade. Assisti a quase todos shows e espetáculos que eu descrevo, menos o da cantora lírica. Senti muito quando o teatro entrou em reformas.


Enfim vivi, tudo aquilo.




Literatura Infantil:Quais autores inspiram a você para escrever?


Autora: La Fontaine,Monteiro Lobato,Ferando Sabino,EleonorH. Porter e um escritor maranhense Jorge Mucci.




Literatura Infantil:Você ajudou o ilustrador Marcelo Soares com os desenhos, deu palpites? Parabenizo as páginas bem coloridas!


Autora: Eu escrevi todas as ilustrações para Marcelo e ele conseguiu transformá-las em excelentes desenhos.




Literatura Infantil: José Saramango declarou recentemente que sempre será comunista, embora saiba que este é um assunto ultrapassado. Um escritor deve manter manter para sempre seus valores, ou pode mudar de opinião?


Autora: Há valores que são imutáveis. Mas, como nós estamos sempre em transformação, há outros que se renovam ou se transformam de acordo com o aumento de conhecimento e de experiência.




Literatura Infantil:Qual o papel da leitura,para a criança, no que diz respeito á compreensão do mundo com qual ela precisa aprender a lidar?


Autora:A leitura é um dos instrumentos mais divertidos, que ajuda a criança pensar, a questionar e a distinguir, por exemplo o certo e o errado. Segundo Paulo Francis, quem lê não pensa, e quem não pensa será sempre um servo.




Literatura Infantil:Agradeço seu tempo e disponibilidade para responder as perguntas, quais são as suas últimas palavras, e como o leitor fazem para encontrar seu livro.


Autora: Não desista dos seus sonhos. Ás vezes demoram muito para se concretizarem, mas quando se realizam, é uma sensação inexplicável !


O livro pode ser encontrado no mercado livre, pelo nome "Cantriz A Formiguinha Cantora";ou podem enviar uma mensagem para cantriz@yahoo.com.br e conversaremos sobre a aquisição.




Francesca, amei suas respostas, muito obrigada por conceder a entrevista, tenho certeza que logo teremos outros livros literários de sua autoria. E faço das suas palavras as minhas "Não desista dos seus sonhos".


Caro leitor, professor (a) indico o livro de Francesca, tenho certezA que iram gostar da leitura.


Rute Beserra.

IMAGEM:Foto arquivo pessoal

7 comentários:

  1. Um dia todo lindo pra ti amiga...beijos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que novos escritores estão se dedicando a escrever livros infantis, coisa muito difícil de se ver nos dias atuais. Além disso, à ideia de divulgar essas pessoas e as suas obras, como forma de incentivar outras pessoas, é de suma importância para a sociedade como um todo.

    Beijos Rute.

    ResponderExcluir
  3. Que bacan,Rute, parabéns Francesca,pela entrevista.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Francesca, pelo livro, entrarei em contaro com vc.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Rute amiga, tudo bem?
    Menina que legal a entrevista, em breve espero estar aqui lhe concedendo a entrevista sobre meu livro que eu quero escrever kkkkkk
    Bjo amiga, saudade de vc.

    ResponderExcluir
  6. Um dia todo llindo pra ti querida...beijos...

    ResponderExcluir
  7. Um lindo final de semana pra ti minha amiga querida...beijos e beijos.

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia