Literatura Infantil: Entrevista com a escritora de poesias-Aldirene Maxímo

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Entrevista com a escritora de poesias-Aldirene Maxímo

Literatura Infantil: Em primeiro lugar quero agradecer a você por ter concedido a entrevista para o blog.
Em segundo lugar é sempre um prazer, como contadora de história conhecer novos autores de poesia e contadores de história

Autora: Agradeço o carinho em apoiar o meu trabalho.

Literatura Infantil:Como surgiu a ideia de escrever seu primeiro e segundo livro?

Autora: O primeiro livro é um projeto que surgiu durante a adolescência.  Aos 12 anos eu participei de um concurso literário na biblioteca da escola. Fiquei em primeiro lugar. Desde esse dia descobri a minha habilidade com a poesia e não parei de escrever. Estudei Letras e busquei aperfeiçoar o meu dom. O mais difícil na verdade foi selecionar os textos para o primeiro projeto pois tenho muitos textos escritos. Tentei deixar mais romântico, por isso o nome: “Eu acredito no Amor!” Os textos escolhidos foram escritos em sua maioria durante a minha adolescência. 
Depois que criei coragem para publicar o primeiro trabalho e vi que teve uma boa aceitação do público, senti que esta era a minha missão e descobri o quão feliz me sinto quando escrevo.
O segundo livro, “Metáforas”,  foi a partir de algumas experiências que tive através  do lançamento do primeiro. Algumas emoções vividas. São textos mais voltados ao autoconhecimento.
Confesso que já tenho mais dois livros prontos. Um de poesias que  fala de amizade e um de crônicas que relata algumas lembranças da minha vida estudantil.  Agora estou trabalhando em um novo projeto, um novo livro de poesias, cuja temática é a gratidão.  Afinal, sou grata a Deus por ter me dado este lindo dom.


Literatura Infantil: Como foi a escolha dos títulos dos livros?
Autora: “Eu acredito no Amor!” já teve vários  nomes até ser oficialmente registrado. O amor em sua essência, pra mim, representa Deus. Quando eu digo que acredito no Amor, é uma forma de dizer o quanto sou grata a Deus por ser tão presente em minha vida.

Literatura Infantil: Quais poetas inspiraram você escrever?
Autora: Quando criança li o poema “Leilão de jardim” da Cecília Meireles e me apaixonei. Uma professora uma vez me disse que meus textos seguem o mesmo estilo dela. E eu ri pois é mágico isso. Também sou muito fã da Clarice Lispector. A maneira como ela se aprofunda na alma humana me inspira a fazer “deliciosos mergulhos” e explorar o que há de mais intenso em mim até conseguir escrever uma poesia.



Literatura Infantil: No Brasil sabemos que a leitura não é hábito da população geral. Quantos livros em
média você lê por mês?
Autora: Hoje tenho me dedicado mais à escrita pois tenho participado de algumas antologias e também respondido várias entrevistas para blogs. Rsrs. Durante a adolescência, eu frequentava a biblioteca da escola e lia 2 livros por dia. Na média 40 livros por mês. Lembro que nessa época li a coleção de Monteiro Lobato em pouco tempo e me apaixonei. Durante o curso de Letras precisei ler muitos livros técnicos e apartir desse novo conhecimento agregado eu aprendi a ler de outra forma. Hoje leio menos livros. Mas, quando os leio procuro ler as linhas e entrelinhas. Dependendo do tipo de livro, consigo ler  em dois dias. Aprendi com um professor de literatura que literatura boa precisa ser “degustada” e é bem isso. Rsrs.
Pra ser sincera, tento ler pelo menos 2 livros por mês.

Literatura Infantil: Você tem planos de seguir carreira de escritora?
Autora:Sim. Desde os 12 anos eu me vejo assim. É muito gostoso autografar livros e gratificante ver os olhinhos dos leitores brilhando ao se apaixonarem e se identificarem com algum texto meu. Poesia é vida! É o ar que eu respiro.

Literatura Infantil: Uma escritora(o) deve  manter para sempre seus valores ou pode mudar de opinião, já que ele(a) viaja nas escritas?
Autora: Depende. Eu me identifico mais com a poesia. Poesia nos dá essa liberdade para  viajar em nossas emoções. De qualquer forma, procuro sentir e depois transmitir o que senti para que fique algo mais real. Supondo que um dia eu consiga escrever um romance precisarei fazer pesquisas para saber o que agrada o público, mesmo acreditando que eu precisarei sentir a história antes de escrevê-la.

Literatura Infantil:Qual o papel da leitura para a criança, no que diz respeito a compreensão do mundo a qual ela precisa lidar?

Autora:Conheço muitos livros infantis. Também tenho um escrito, o qual pretendo ilustrar e publicar ano que vem. Literatura infantil é algo mágico. Há os livros que procuram ensinar valores e há os que servem para entretenimento. Gosto dos dois. Mas, sempre que tenho a oportunidade, indico os que ensinam valores. Há muitos livros bons no mercado. Como narradora de histórias que também  sou, acredito que histórias precisam ser compartilhadas pois elas têm um poder muito grande.  Quando esta prática é inserida na primeira infância, a criança só tem a ganhar, pois além dela se tornar um adulto reflexivo e persuasivo, não tem como perder a magia e a capacidade de sonhar. Sem contar que esta prática cria um laço entre pais e filhos e voltando ao título do meu primeiro livro: “Eu acredito no Amor!”, amar é isso: doar o seu melhor para alguém. Lindo presentear com poesias e com histórias. Adultos e crianças se encantam.



Literatura Infantil- Você pretende escrever um livro de Literatura infantil?

Autora:Eu tenho um livro de poesias infantis que pretendo ilustrar. Tentarei publicar em 2019.

Literatura Infantil: A critica  literária ajuda ou atrapalha?
Autora: Quando é feita por quem realmente entende do assunto, acredito que ajuda. Pois incentiva o autor e o narrador de histórias a se aperfeiçoar e melhorar o discurso e a prática. Infelizmente há quem julgue sem saber o trabalho que temos quando pesquisamos temas para nossas histórias escritas e narradas. Como todo profissional, escritores e narradores de histórias quando se comprometem a fazer o melhor,  buscam embasamento teórico para que seus trabalhos atinjam a perfeição e a satisfação do público.
 Literatura: Que influência a internet exerce em sua vida?
Autora:Uso para pesquisar. Participo de alguns grupos de literatura onde autores divulgam os seus trabalhos. Gosto de ler e me encantar com belos escritos que ali são compartilhados. Muitos me inspiram a não desistir de escrever pois infelizmente autores nacionais não são valorizados. Principalmente os que estão iniciando suas carreiras. Costumo compartilhar com meus amigos os textos dos colegas quando me identifico. Isso faz muito bem à alma de quem lê. Também utilizo na medida do possível para divulgar um pouco do meu trabalho. Poemas, resenhas, eventos, entrevistas e tudo o que estiver relacionado à  literatura.

Literatura Infantil:Como os leitores podem conhecer seu trabalho?
Autora:Tenho uma página oficial no Facebook onde divulgo poemas, entrevistas, resenhas, eventos que participo. Segue o link:

https://www.facebook.com/Escritora-Aldirene-Máximo-316951448745863/

Literatura Infantil. Qual pergunta que você gostaria que  eu lhe tivesse feito e não fiz?
Autora:”Literatura é....?” Eu responderia: “Vida!”

Literatura Infantil: Agradeço seu  tempo e dispoinibilidade para  responder as perguntas, quais  são as últimas palavras para  encerrar essa entrevista?

Aos pais: leiam para as crianças!
Às crianças: não percam a capacidade de sonhar!
Aos escritores: não desitam dos seus sonhos!
Aos leitores: leiam meus livros e se apaixonem!
Aos narradores de histórias: parabéns por nos fazerem sonhar!
A você: obrigada pelo carinho e pela entrevista!
Aos meus fãs: sem vocês, meus sonhos não seriam possíveis.
A Deus: obrigada pelo dom concedido. Sinto-me privilegiada! 

Imagem cedida pela escritora Aldirene Maxímo

10 comentários:

  1. Passando para te deixar um beijinho e desejar-te uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS RUTE, SEMPRE NOS TRAZENDO NOVIDADES.PENA QUE NÃO HOUVE SORTEIO DOS LIVROS. PARABÉNS ALDIRENE.

    ResponderExcluir
  3. Que tal sorteio Rute. Parabéns pela entrevista. Bjs bela saudades

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista. Gostei de conhecer da Aldirene :)
    Beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seja sempre bem vinda a Literatura

      Excluir
  5. Amigos leitores, a escritora estará sorteando seus livros no meu blog, oba!!!. Farei uma postagem sobre na quinta-feira. beijos a todos!

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia