Literatura Infantil: Contar e Encantoar uma História

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Contar e Encantoar uma História


























Os (as) amigos(as) que acompanham esse meu cantinho, sabem que além de pedagoga sou Contadora de Histórias Infantis, ao qual amo o que faço.Apresento meu trabalho com várias técnicas, narração oral, bonecos de fantoches, avental mágico,teatro de sombras, músicas, ou minha própria voz, com grande maestria que consigo manter a platéia atenta por um bom tempo(sem querer ser modesta aqui rs..), entre outros. É muito gratificante ver olhinhos dos pequenos atentos, o sorriso no rosto á cada apresentação. Fico feliz quando vejo fotos ou filmagem e a alegria deles. Dever cumprido, o que quero é passar , risos e felicidades e porque não com as minhas histórias? Já me perguntaram porque não coloco fotos de crianças assistindo minha apresentação, a resposta é simples esse blogger jamais colocaria imagens de crianças que não tivesse permissão dos pais.
Talvez eu esteja sendo repetitiva com as palavras,mas o que me fez a compartilhar com todos sobre esse maravilhoso encanto de contar histórias, é porque recebi um e-mail muito fofinho
de uma criança, me parabenizando dizendo que, quando crescer quer encantar e encantoar outras crianças e adultos com suas histórias.
Talvez no futuro a menininha do e-mail mude de opinião, mas podem ter certeza, quando ouvimos ou lemos uma história, tornamos críticos e bons leitores.

13 comentários:

  1. RUTE..
    quem conta história salva uma vida..
    nada como a magia de saber contar uma história com maestria e amor..
    nunca me esquecerei das histórias contadas por minha professora, mãe, pai e até pelo cid moreira que fazia parte de várias narrações que aconteciam em meu colégio no primário..
    era maravilhoso, foi assim que ganhei gosto pela leitura...
    acho mesmo que não deve colocar fotos de crianças, ainda mais com a maldade que rola pelo mundo, a pedofilia está muito latente e nunca se sabe que tipo de coisa pessoas inescrupulosas podem fazer..
    sai lá ando meio paranóica.
    mas teu blog só necessita das histórias, pois todos viramos crianças quando as ouvimos ou lemos.
    parabéns por tudo isso.
    bjuivos no seu coração.
    tenha um fds cheio de amor com a familia.
    loba.

    ResponderExcluir
  2. bom final de semana para vc tambem
    e que Deus te abençoe...
    http://aureliomcgomes.blogspot.com/
    Será um prazer ler seus comentários,
    Fique na paz do Senhor
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    ResponderExcluir
  3. Rute como é bonito ver o amor que tens pelo seu trabalho e como é sublime um trabalho que encanta as crianças - seres pequeninos que a alegria de ouvir uma história leva o amor ao seu coração. Parabéns. Obrigado por sempre estar presente em meus cantinhos. Como adoro ler suas palavras carinhosas. Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rute bom dia! Venho te comunicar que A Vitrine lançou sua primeira promoção para presentear você.Venha sonhar participando - é só responder uma pergunta e
    pronto já está concorrendo - veja as regras e tem selo especial
    da Criatividade & Nostalgia. Estou te esperando. Beijos

    http://avitrinedesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oi Rutinha td bem minha grandi migah di blogrtísss rsr...
    olha vc sabi ki admiro di coraçaum seu trabalho axu super bakana porq enqntu mts esrtaum ++ preokupados em fikar detonandu tds no twitter existem pessoas assim c/ vc ki estaum preocupadas em ensinar e passar cultura e edukaçaum para as pessoas, bakana memsu +++ uma vez parabénss pelo trabalho.
    tbém axei legal vc falar ki as crinaças ki participam saum autorizadas pelos pais, legal vc deixar o pessu cienti ki é um trampo profissa.
    bjússs migah e mt +++ mt sorte e sucessú na sua vida afina tu mereci memu
    tenha um otimu findísssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Hoje quero lhe retribuir, depois de tempo sem estar aui e dizer, que estou,
    Retribuindo todas as suas visitas e lhe dizendo..
    O mais importante é....
    É um prazer receber vc. todos os dias em minha casa..
    Muito obrigada, pelo seu carinho.
    Hoje tenho a certeza, que amizade aqui formada, não vai ter um fim. Mas teve um caminho sólido e firme.
    Todos os amigos conquistado, fizeram de mim, uma pessoa mais corajosa, para entrar neste meio virtual. Muito obrigada.. Todos os meus blogs, agradecem, o seu amor, afeto, carinho de todos os dias.
    Sei que não foi possível ir visitar a todos, mais um meu pensamente e coração, vc. está presente, todas as manhãs.
    O circulo de amogos cresceu e me fez mais feliz.
    Amo cada um que, por lá passam.
    Consegui, com a minha simplicidade e carinho, cativar tantas pessoas lindas e maravilhosas.
    A bela frase, que diz: "VOCÊ SE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSAVEL POR AQUILO QUE CATIVAS", É A MAIS PURA VERDADE.
    BELO ANTOINE,( do livro:Pequeno Principe), QUE ESCREVEU ESTA LINDA VERDADE..
    Pois, sabia da importância de termos um amigo. seja ele onde fosse. real, ou imaginario, perto ou ausente. na vida ou na virtualidade.
    Você hoje faz parte desse meu mundo, tão cheio de alegria,e vida.
    além de me proporcionar, novos conhecimentos.
    Muito obrigada amigo, peloa sua companhia.
    Sei que tenho muito a retribuir e agradecer.
    Obrigado pelo paciência de me ouvir, ler as minhas angustias. Obrigada, por ter compartilhado, comigo todos os momentos desse, ano. Sei que as vezes foram dificuldades. Mas que valeram muito para o nosso crescimento pessoal. Muito obrigada pelos caminhos, mais floridos e e fácil de seguir.
    com a sua ajuda, sorriso e atenção, a jornada, foi mais leve.
    Agradeço do fundo meu coração todos os momentos, que sorrimos, juntos, através deste meio.
    Quando a amizade é verdadeiro, tudo vale.
    A Sinceridade, a Honestidade, são virtudes, que fazem os nossos valores crescrem sempre mais.
    Valeu pela sua companhia e me perdoe a demora de retornar. Estava muito facil, esta semana. na próxima, vai ficar um pouquinho, mais apertada. Por isso, já lhe estou agradecendo, por todos os momentos felizes.
    Valeu pela sua Amizade, companheirismo, atenção e dedicação.
    Seu afeto, terá um peso muito importante na minha vida.
    Valorizo, cada pessoa que chega e vai..
    Até mais,
    Sandra

    ResponderExcluir
  7. Passando pra desejar um ótimo fim de semana.
    Deus abençoe, bj.

    ResponderExcluir
  8. É muito importante a pessoa amar o que faz e fazer o que gosta.
    Ótimo fomingo pra vc, bj.

    ResponderExcluir
  9. Muito lindo esse seu trabalho com crianças ...bjuxx

    ResponderExcluir
  10. Não é ser repetitiva, acho que todos nós devemos ter cuidado com o que postamos em nossos blogues. Postar fotos de crianças, em dias de pedofilia online é de extrema irresponsabilidade. Particularmente acho absurdo alguns pais donos de blogues e sites postarem fotos de crianças. Enfim, cada um sabe de si!
    Cada dia que passa sinto vontade imensa de te ver em ação!! (rs*) Beijus,

    ResponderExcluir
  11. oiee Ruti td blz??? em primeiro mt obrgd pelo comentis no meu blog, issu ai vamus mandar forçar pra ela e td vai fikar bem.
    ahhh agora essa história de enxer bola kkkkkk.... falo apenas a vrdd e é bakana mesmu seu trabalho ta di parabéns kkkkkkkkk..... +++ varias vezes rsrsr....
    amigah valeu por td quem sabi um dia naum markamos um encontre entre blogueiros pra tokar um café das 5 rsrsr... e trikotarmos falandu dos nossos posts rsrs.r..
    seria bem bakana né????
    bjússssssssssss milllllllllll
    kuide-se

    ResponderExcluir
  12. Contar histórias é muito importante para a criança e pouco explorado pelos educadores.

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia