Literatura Infantil: O QUE O HÁBITO DE LER PODE FAZER POR VOCÊ?

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O QUE O HÁBITO DE LER PODE FAZER POR VOCÊ?

Tenho hábito de ler, tudo que cai em minhas mãos, seja jornais, revistas,livros,blogs dos amigos, enfim tudo que é leitura para mim é bem -vinda. Percebo que ao ler, sempre estou estimulando minha imaginação, aumentando meu vocabulário,desenvolvendo meu repertório,melhorando minha comunicação com outras pessoas.
Para as criança terem o hábito da leitura é importante o professor ou os pais descobrirem qual é o gosto literário dessa criança. Ao descobrir que tipo de história a criança gosta,apresente o livro a criança, no primeiro momento, ela vai folhear as páginas para saber o conteúdo do livro,não force a leitura.Um adulto ou uma criança tem que ter prazer ao ler um livro e não DESESPERO,por isso é muito importante ser sutil ao apresentar um livro.
Comente sobre a história que leu. Ao perceber que você gosta do mesmo gosto literário que ela, vai sentir mais confiante. Aos poucos vai mostrando outros temas literários a criança, agindo dessa forma a leitura sempre estará presente na vida da criança, até a fase adulta , tornando críticos e bons leitores.

5 comentários:

  1. OI Ruti kerida td em riba???? bom eu tenho esse habito migah sou igaul corno td ki ve le rsrsr......
    ai ai, leva a serio naum é só pra descontrair mesmu rsr... mais é vrdd leiu td desde pekena e realmente é otimo neé aprendemos a falar melhor a escrever melhor, infelizmente esses resultados apos anus di leitura eu naum vi poq c/ podi perceber migah inventaram o livre e ai veio um benditu e invento o msn e deu nisso rsrsr......
    brinkaderas a parte ler é otimo seria taum bakana se os pais passassem issu pros pekenus né????
    bom migh escrevi um textu no meu bloguitu sobre meus maiores medos da uma passada por lá vai gostar.
    bjús mil

    ResponderExcluir
  2. Oie, muito legal essa sua dica sabe desde criança minha mãe tentou encubir o habito de leitura em mim so que ela queria que eu lesse aqueles livros de romance tipo sabrina ai pensa se a criança gostou...ehehehe...lembro que lia a primeira e ultima folha e era isso...depois de um bom tempo fui descobrindo meu gosto...ultimamente não tenho lido muito mais porque me falta tempo mesmo...quem sabe agora no verão eu consigo ler alguns livros ne??Ate estou com uma la em casa chamado A HORA DAS BRUXAS...acho que e legal...bom otima quarta...Bjks

    ResponderExcluir
  3. na infancia que a criança deve ser incentivada a ler.

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida!
    Conheço pais que ficam o tempo todo frente à TV. Só sabem as notícias dos telejornais.

    Os pais não leem, os filhos não leem, o Brasil perde o negócio que comprar e vender livros.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Tem toda razão...lembro de uma coleção que minha me deu, antes mesmo de eu ler. Eram tradicionais contos infantis que ela lia e eu me perdia nas imagens...mas lembro quando eu consegui ler sozinho o primeiro...nunca mais parei!

    Mas hoje parece que está mais difícil dos pais manterem este tipo de atenção - tão essencial!

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia