Literatura Infantil: Despertar na criança interesse pela leitura

sexta-feira, 26 de março de 2010

Despertar na criança interesse pela leitura

Dicas de livros:
Acompanhe neste livro superdiverti-do e com sons a clássica história do patinho feio. São Seis sons diferentes e seis quebra-cabeças com 12 peças cada.
Editora: Melbooks
Autor: MELBOOKS (ED.)
Origem: Nacional
Ano: s.d.
Edição: 1
Número de páginas: 12
Acabamento Capa Dura



· A Porquinha Poli é tímida. Acompanhe-a e seus amigos, enquanto ela se enche de coragem para usar a voz! Ilustrações originais e um texto agradável são realçados por um divertido apito embutido na capa posterior, proporcionando horas de divertimento sonoro em cada página.
· Editora: Todolivro
· Autor: TODOLIVRO (ED.)
· Origem: Nacional
· Ano: 2007
· Edição: 1
. Número de páginas: 8
· Acabamento: Capa Dura
A boa literatura deve sempre estar ao alcance da criança, pequena ou grande, já é um bom começo onde o objetivo é proporcionar a aprendizagem da leitura e produção de textos com o direito a vivenciaram plenamente sua infância.
Muitas crianças demonstram resistência a leitura, não tendo paciência de acompanhar a leitura, até o final, ficando dispersa e prestando atenção em outro objeto.Ao perceber esse tipo de situação nas minhas contações de história, procuro sempre saber o porque desse comportamento, porque a criança tem dificuldade de se concentrar?Ao saber o problema fica mais fácil resolvê-lo.
Ao voltar contar história uso de estratégia que chame atenção dessa criança, se for pequeno leitor indico livros simples e curtos, livros com poucos textos, letras grandes e várias ilustrações coloridas. Livros com muitas ações e de aventura, são mais indicados.(na próxima postagem indicarei livros para a turminha do 5º ao 9º ano).
Acima indiquei dois livros para pequeno leitor que chama atenção de criança, que fica dispersa na contação de histórias,seja pelo professor, pelos pais, tios, etc....
Obs:Querida Fernanda espero ter respondido seu comentário, qualquer dúvida estou a sua disposição, muito obrigada pelo carinho!
Beijinhos a todos!!!!




7 comentários:

  1. RUTE LINDA..
    QUE DELÍCIA DE LIVROS..
    POXA NA NOSSA ÉPOCA NÃO TINHA ESSAS COISAS ERA SEMPRE A MESMISSE....KKK
    ADOREI.
    TENHA UM FDS CHEIO DE LUZ, PAZ , AMOR E FELICIDADE AO LADO DE SUA FAMILIA.
    OBRIGADA POR SEU CARINHO SEMPRE..
    BBJUIVOS NO CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Rute, o primeiro estímulo vem de casa! As crianças são grandes observadores e seguem exemplos. Lembro do meu filho quando pequeno, pegava livros e olhava por horas. Ele nem sabia o que estava fazendo, o que era ler, mas ficava olhando as letrinhas, ao nosso lado, somente para fazer companhia. Dizíamos que para ele os livrinhos com imagens diziam mais, qual nada! Queria as letras e perguntava sobre elas. Com 5 anos já sabia formar algumas palavras mas ainda não tinha coordenação motora para os códigos. Enfim, atualmente devora livros!

    A Sam postou sobre livros de poesia para crianças http://ow.ly/1rQAN

    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  3. Oi querida Luma, realmente o estímulo vem de casa.
    Beijos a vc, obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  4. que lindooooooooooooooooooooo AMEI vou correndo comprar uns livrinhos deste com certeza!!! AMei Rute, obrigada mesmo! Minha lindoca agora vai se divertir!!!bjão!

    Passando pra deixar meu novo endereço! me add aí !!!http://boteinoblog.blogspot.com/

    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rute, tudo bem?
    Menina, que legal esses livros.
    Uns que adoro, acho super legais pra cianças são os que possuem sons, quebra-cabeças, ajudam bastante a instigar a leitura na criança. Um que acho massa é o livro do Pum, é hilário ele, acho a coisa mais fofa, é indicado a criança na faixa de 4 a 7 anos, mais ou menos.
    Então, muitíssimo obrigado pelo comentário, agradeço em nome dele tbm.
    Amanhã tem post novo, rs
    Um bjo querida
    :)

    ResponderExcluir
  6. Quando eu era pequeno um tio muito querido e já falecido me chamava de 'patinho feio', dai minha afeição por essa história!
    Vir aqui é sempre bom por esse tipo de sobro!!

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Rute

    Muito gratificante e com todo louvor te parabenizo pelo seu trabalho. Divulgar a Leitura desde cedo é muito bom.
    Beijos

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia