Literatura Infantil: Quais histórias indicadas para turminha da Educação Infantil?

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Quais histórias indicadas para turminha da Educação Infantil?

Essa foi a pergunta que recebi por e-mail, para não perder o costume vou postar a resposta em forma de texto.
É muito importante primeiro contato da criança com o texto e deve ser feito oralmente, por meio da voz dos pais e do professor contando-lhe histórias.Quando uma criança ingressa na pré-escola e se dá início á sua alfabetização, ler torna-se um momento de lazer. Ler para desenhar,musicar ,pensar e interpretar. Ler, ver , reler aquele objeto mágico que está á sua frente. E tudo pode nascer dele: fadas lindas e bondosas dançando com as crianças, bruxas más e horrorosas, com quais as crianças podem aprender o quão pode ser pesaroso não praticar o bem. Há vários livros para várias faixas etárias.
Livros cujas folhas podem ser recortadas convidando a criança a participar do texto(postagens atrás trouxe dicas de livros assim , livros que interagem com as crianças), livros sem textos, com quais as crianças aprendem criar e imaginar histórias.
"A Literatura Infantil torna-se desse modo, imprescindível. Os professores dos primeiros anos da escola fundamental devem trabalhar diariamente com a literatura. Esta se constitui em material indispensável, que aflora a criatividade infantil e desperta a veia artística da criança. Nessa faixa etária, os livros de literatura devem ser oferecidos ás crianças, através de uma espécie de caleidoscópio, de sentimentos e emoções que favorecem a proliferação do gosto pela literatura, enquanto forma de lazer e diversão". (Coelho, Nelly Novaes,2000, vol.14)
Fonte:Monografia da pós-graduação
Título:Contar Histórias:Uma Estratégia para o Desenvolvimento do Letramento Literário.
Obs:Eu prometi algumas postagens atrás que colocaria dicas de livros para turma do do 5º ao 9ºano não esqueci,estou lendo os livros, sempre gosto de ler para indica-los, logo postarei aqui, obrigada!
Foto: Crianças se interagindo comigo e com os bonecos na contação da história.

4 comentários:

  1. Vou lhe contar um segredo, na minha infância eu não fui apresentado aos livros nem por meus pais muito menos pela escola... Não me arrependo de nada que faço na vida, mas quando olho pra trás e vejo o tanto de tempo que perdi sem ler um livro... Comecei a ler aos 15 anos... Esse é meu único arrependimento... Mas tudo bem, estou aqui e leio pelo menos um livro por mês...E amo ler... Quando tiver meus filhos, desde a barriga da mãe vou lhe contar histórias...kkkkkkk... Pra que desde cedo ele pegue gosto pela leitura...

    Bjuxxxx linda...

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo o incentivo a leitura para as crianças, vem dos pais!
    Beijinhos a vc!

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo o incentivo a leitura para as crianças, vem dos pais!
    Beijinhos a vc!

    ResponderExcluir
  4. Considero-me um felizardo, pois cresci vendo meus pais lerem. Alem disso, eles - além de me darem os presentes peculiares à minha idade - presenteavam-me com livros.

    Beijos, Rute e uma ótima quarta.

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia