Literatura Infantil: Quarta-feira: Respondendo na Literatura -11

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Quarta-feira: Respondendo na Literatura -11


E-mail: Olá Rute, meu nome é Ana, sou professora de Educação de Jovens e Adultos o EJA, olhando seu perfil, li que és especializada em Alfabetização para Adultos e Crianças, a minha pergunta é: _É possível formar leitores através da roda de leitura?Antes quero parabenizá-la pelo blog, seu blog é muito interessante em ler, cheio de novidades, com tira -dúvidas, e além de tudo isso, você fala do seu trabalho. Não entendo porque tem poucos seguidores, porque é muito bom esse seu espaço, Parabéns! Beijos!


Responder rute beserra mostrar detalhes 19:55 (1 jun) Olá Ana, obrigada pelo carinho. O que procuro nesse espaço-blog é passar o pouco que sei e divulgar meu trabalho. Fico muito feliz em saber que o objetivo esta sendo alcançado com os e-mails recebidos e comentários dos queridos amigos blogueiros.E sobre seguidores Ana, é muito bom tê-los, mas acredito que é algo que, conquistarei aos poucos.Aguarde logo postarei sua resposta. Fique atenta na Literatura. Beijos e obrigada!


Vamos a sua pergunta: É possível formar leitores através da roda de leitura? Sim é possível compartilhar leitura de diversos textos com os seus alunos, possiblitando várias interpretações, e que essas interpretações tenha sentido. Para complementar o que eu disse segue o texto:


Experiência de formação de leitores com camadas populares, através de rodas de leituras PEDRO GARCIA

Para que haja aprendizagem o aluno deve ter consciência de que é capaz de aprender. Para desenvolver leitores, é preciso que saibam que podem ler. O trabalho com leitura de textos, poesias, possibilita uma enormidade de interpretações, faz-se um espaço de muitas possibilidades de sentido. As rodas leitura, com a leitura compartilhada propiciam a invenção, a criação e o conhecimento de diversos textos. É a possibilidade de adentrar a mundo da cultura, da ficção, dos livros, rumo ao desconhecido.

Olá Ana, espero ter respondido sua pergunta, obrigada por acompanhar a Literatura, seja sempre Bem-Vinda, qualquer dúvida estou a disposição! Beijinhos a você.

12 comentários:

  1. Muito bom conteudo de blog . Convido a conhecer meu site www.fadapri.com.br .Um beijao

    ResponderExcluir
  2. Rute, querida obrigada pela resposta, estarei te acompanhando sempre!
    Beijos ANA

    ResponderExcluir
  3. Olá Pri estarei passando por lá, obrigada, beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada ANa, qualquer dúvida é só dizer. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Rute,

    Você pode não ter ainda tantos seguidores, mas, com certeza, tem muitos leitores (e isso é o mais importante, pois nem todos que seguem leem).

    Concordo com a resposta que você deu à leitora. Creio que o estímulo à leitura não se faz por imposição, mas sim através de apresentação às variados tipos de textos, para que os novos leitores iniciem essa paixão a partir de um universo que eles têm familiaridade ou que gostem.

    Beijos, Rute.

    ResponderExcluir
  6. Beijos Valdeir, ótima quinta-feira a vc!

    ResponderExcluir
  7. vim para conhecer teu blog.
    Uma ótima noite pra vc.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  8. Oi Rute, tudo bem?
    Menina, interessante a pergunta dela heim? E concordo com vc, é possível sim, sempre que começamos a compartilhar com outras pessoas um livro do qual gostamos e defendemos com tanto fervor, faz com que as pessoas ao redor se interessem.
    O amor nos encontrará em seu devido tempo ñ é mesmo?
    um bjo querida

    ResponderExcluir
  9. Maurizio, seja sempre bem vindo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi querido tenho certeza que o amor acontecerá na minha vida, no momento certo. Sei lá estou um pouco confusa no momento.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. querida rute,
    que lindo mario quintana, emocionou.
    obrigada doce amiga.
    adorei a resposta e sei que é assim que funciona mesmo.
    seu conteudo esta cada fez mais bem aprimorado.
    adorei seu passeio cultural ao museu.
    você é muito querida.
    linda noite com bjos.

    ResponderExcluir
  12. Você é linda, hein Rute?Posso lhe fazer uma pergunta, porque vc sempre posta um comentário abaixo das pessoas que comentam aqui e para mim vc, não diz nada?
    Te paquero, porque gostaria te conhecer, já disse encantado por ti estou. Sou chato eu sei...
    E sei também que é um blog de Literatura e não de paquera.
    Vou lhe mandar um e-mail, espero que responda. Desculpe mmais uma vez em escrever aqui, meus sentimentos.
    Que legal a sua visita ao museu. Com certeza foi um dia muito agradável
    BJS
    Raphael

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia