Literatura Infantil: Quarta-feira: Respondendo na Literatura -11

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Quarta-feira: Respondendo na Literatura -11


E-mail: Olá Rute, meu nome é Ana, sou professora de Educação de Jovens e Adultos o EJA, olhando seu perfil, li que és especializada em Alfabetização para Adultos e Crianças, a minha pergunta é: _É possível formar leitores através da roda de leitura?Antes quero parabenizá-la pelo blog, seu blog é muito interessante em ler, cheio de novidades, com tira -dúvidas, e além de tudo isso, você fala do seu trabalho. Não entendo porque tem poucos seguidores, porque é muito bom esse seu espaço, Parabéns! Beijos!


Responder rute beserra mostrar detalhes 19:55 (1 jun) Olá Ana, obrigada pelo carinho. O que procuro nesse espaço-blog é passar o pouco que sei e divulgar meu trabalho. Fico muito feliz em saber que o objetivo esta sendo alcançado com os e-mails recebidos e comentários dos queridos amigos blogueiros.E sobre seguidores Ana, é muito bom tê-los, mas acredito que é algo que, conquistarei aos poucos.Aguarde logo postarei sua resposta. Fique atenta na Literatura. Beijos e obrigada!


Vamos a sua pergunta: É possível formar leitores através da roda de leitura? Sim é possível compartilhar leitura de diversos textos com os seus alunos, possiblitando várias interpretações, e que essas interpretações tenha sentido. Para complementar o que eu disse segue o texto:


Experiência de formação de leitores com camadas populares, através de rodas de leituras PEDRO GARCIA

Para que haja aprendizagem o aluno deve ter consciência de que é capaz de aprender. Para desenvolver leitores, é preciso que saibam que podem ler. O trabalho com leitura de textos, poesias, possibilita uma enormidade de interpretações, faz-se um espaço de muitas possibilidades de sentido. As rodas leitura, com a leitura compartilhada propiciam a invenção, a criação e o conhecimento de diversos textos. É a possibilidade de adentrar a mundo da cultura, da ficção, dos livros, rumo ao desconhecido.

Olá Ana, espero ter respondido sua pergunta, obrigada por acompanhar a Literatura, seja sempre Bem-Vinda, qualquer dúvida estou a disposição! Beijinhos a você.

11 comentários:

  1. Rute, querida obrigada pela resposta, estarei te acompanhando sempre!
    Beijos ANA

    ResponderExcluir
  2. Olá Pri estarei passando por lá, obrigada, beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada ANa, qualquer dúvida é só dizer. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Rute,

    Você pode não ter ainda tantos seguidores, mas, com certeza, tem muitos leitores (e isso é o mais importante, pois nem todos que seguem leem).

    Concordo com a resposta que você deu à leitora. Creio que o estímulo à leitura não se faz por imposição, mas sim através de apresentação às variados tipos de textos, para que os novos leitores iniciem essa paixão a partir de um universo que eles têm familiaridade ou que gostem.

    Beijos, Rute.

    ResponderExcluir
  5. Beijos Valdeir, ótima quinta-feira a vc!

    ResponderExcluir
  6. vim para conhecer teu blog.
    Uma ótima noite pra vc.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  7. Oi Rute, tudo bem?
    Menina, interessante a pergunta dela heim? E concordo com vc, é possível sim, sempre que começamos a compartilhar com outras pessoas um livro do qual gostamos e defendemos com tanto fervor, faz com que as pessoas ao redor se interessem.
    O amor nos encontrará em seu devido tempo ñ é mesmo?
    um bjo querida

    ResponderExcluir
  8. Maurizio, seja sempre bem vindo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi querido tenho certeza que o amor acontecerá na minha vida, no momento certo. Sei lá estou um pouco confusa no momento.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. querida rute,
    que lindo mario quintana, emocionou.
    obrigada doce amiga.
    adorei a resposta e sei que é assim que funciona mesmo.
    seu conteudo esta cada fez mais bem aprimorado.
    adorei seu passeio cultural ao museu.
    você é muito querida.
    linda noite com bjos.

    ResponderExcluir
  11. Você é linda, hein Rute?Posso lhe fazer uma pergunta, porque vc sempre posta um comentário abaixo das pessoas que comentam aqui e para mim vc, não diz nada?
    Te paquero, porque gostaria te conhecer, já disse encantado por ti estou. Sou chato eu sei...
    E sei também que é um blog de Literatura e não de paquera.
    Vou lhe mandar um e-mail, espero que responda. Desculpe mmais uma vez em escrever aqui, meus sentimentos.
    Que legal a sua visita ao museu. Com certeza foi um dia muito agradável
    BJS
    Raphael

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia