Literatura Infantil: Literatura de Cordel

segunda-feira, 14 de março de 2011

Literatura de Cordel




Literatura popular, impressa em forma de versos, apresentada em pequenos folhetos que trazem histórias fantásticas saidas da imaginação dos seus criadores.
("A mãe que xingou o filho na frente e ele nasceu com chifre e com rabo"). ou relatam tragédias. ("As enchentes no Brasil no ano de 74"), fatos históricos(" A guerra dos canudos"). etc...
Os folhetos são livrinhos de 4 por 6 polegadas, impresso em papel barato e geralmente tem capa ilustrada por xilogravura.Por muito tempo, esses folhetos foram a única fonte de informação e divertimento da população mais pobre do nordeste e ainda hoje eles são encontradas em feiras-livres e mercado populares.
O termo Literatura de Cordel deve-se ao fato de que os folhetos ficavam exposto à venda pendurados num barbante(cordão, cordel). A origem do folheto do cordel, segundo Luis da Camâra Cascudo, deve-se a iniciativa dos cantadores de viola em imprimir e vender a sua poesia e a adaptação à poesia das histórias em prosa que vieram de Portugal e da Espanha.
Em Portugal o folheto era conhecido por "Literatura de cego", devido a uma lei promulgada por dom Dom João VI que limitava a sua venda a Imandande do Menino Jesus dos Homens Cegos de Lisboa.
O folheto em Portugal era escrito em forma de prosa. Ao chegar ao Brasil, passou a ser escrito em sextilhas de versos de sete sílabas. O primeiro brasileiro a publicar um romance de cordel foi, provalvemente, Silvio Pirauá(1848/1913) famoso cantador de viola paraibano.
Os poetas populares do Nordeste dividem a Literatura de Cordel em dois tipos: Romances(ficção) e folheto de época( narrativa de fatos).
Fonte: http://www.amoremversoeprosa.com/P465cordel.htm
Fonte>Imagem da Internet

5 comentários:

  1. Quanta beleza na literatura de cordel. Lindo post, Rute. Uma ótima semana para você, boa noite, beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Querida Rute, já tive a oportunidade de ver e ler essa literatura de cordel, além de ver um escritor na feira do livro declamando esses poemas, que são muitos bem elaborados. Acho uma literatura bem brasileira.

    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Rute..eu adoro literatura de cordel...lia muito mas depois que me mudei pra ca ficou mais dificil... Menina voce mudou a cara do blog? ta lindo por aqui... Faz um tempinho devido o casamento do meu filho que nao aparecia por aqui...mas agora vou ter todo tempo do mundo e pode contar comigo outra vez. Ahh..depois vou tirar fotos dos lindos presentes que ganhei de voce e vou postar la no meu ok?
    Beijos carinhosos pra voce e tenha uma linda semana
    Marcia

    ResponderExcluir
  4. Um belo dia cheio de carinho pra ti minha amiga...beijos.

    ResponderExcluir
  5. Hummm deve ser uma leitura interessante...
    Beijo d'anjo

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia