Literatura Infantil: Análise de Literatura Infantil

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Análise de Literatura Infantil


Ao ler e pesquisar  livros , artigos percebi que a literatura infantil é um instrumento pedagógico extremamente
relevante durante o processo da alfabetização. É um período que se inicia para criança um treino mais sistemático das correspondências do som-grafia e das palavras geradoras.
O texto literário deve ser priorizado com crianças que se iniciam no mundo da leitura e da escrita desde a educação infantil. A boa literatura deve sempre estar ao alcance da criança, com o objetivo de proporcionar a aprendizagem da leitura e produção de textos com o direito a vivenciarem plenamente sua infância.


Fonte da  minha tese de monografia:
Tema: Contar Histórias:Uma Estratégia para o Desenvolvimento do Letramento Literário


8 comentários:

  1. uma pena isso nao acontecer na prática... em todas escolas que trabalhei nunca vi isso acontecer! abç;;;

    ResponderExcluir
  2. Um excelente final de semana pra ti minha amiga, muita poesia pra alimentar a alma e um jardim de paz pra ti...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  3. foram os meus pais a minha primeira literatura, rute :); quantas histórias cresceram comigo mantendo viva a face infantil mesmo nas procelas da vida!?

    beijinho!

    ResponderExcluir
  4. Lindona, passando para lhe desejar um ótimo final de semana.
    Beijos
    Giba

    ResponderExcluir
  5. Um belo sábado pra ti minha amiga...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  6. Rute amiga, tudo bem?
    Menina, tu sabe q eu amo livro infantil né? Ai menina, ninguém merece mesmo passar sozinho o dia dos namorados, é meio tenso isso, rsrsrs. Mas logo esse história vai mudar pra gente né? rsrs
    Bjão menina

    ResponderExcluir
  7. Um belo domingo e pra ti amiga e uma semana repleta de amor,,,paz,,,poesias e flores....beijos e beijos...

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rute, obrigada pela sua presença no meu cantinho!

    Em pequena, a minha mãe contava-me contos populares da literatura oral, antes mesmo de eu saber ler; isso também ajuda a prepara as crianças para os livros.
    Ah! E também lia para mim e, mesmo ouvindo-a soletrar - ela não estudou muito tempo na escola primária, como aqui chamamos - eu gostava muito. Ela terminava de lavar a roupa e lia. Era um momento de encantamento!

    Beijinho!

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia