Literatura Infantil: Quarta- feira: Respondendo na Literatura -10

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Quarta- feira: Respondendo na Literatura -10












E-mail

Olá Rute, em primeiro lugar quero parabenizá-la pelo seu trabalho e blog, muito bom vir aqui. Em segundo lugar, quero dizer que não sou blogueiro e sim leitor, estou sempre te acompanhando , lendo suas postagens. Gostaria de fazer -lhe algumas perguntas, se puder responder..... Desde já agradeço!!! Luís Antônio


responder rute beserra mostrar detalhes 10 jun (13 dias atrás)
Olá Luís Antônio , obrigada pelo carinho e por sempre estar na literatura. Agradeço, fique atento responderei na quarta-feira, se não for essa será a outra ok?

Beijinhos a vc!

Vamos a suas perguntas:

Luís Antônio:__Sempre soube que havia contadores de histórias, mas de uns tempo para cá, virou febre, a que se deve isso?

Rute:__Ao ler sua pergunta , lembrei-me de Celso Sisto, que escreveu, um livro com vários textos(Textos e pretextos sobre a arte de narrar histórias) ele diz que esse boom de contadores de histórias, se deu especialmente pela difusão de bibliotecas no país e pelo reconhecimento de que elas não poderiam ser apenas depósitos de livros, mas organismos dinâmicos de promoção da leitura. Há muitas bibliotecas que contratam contadores para ler livros para crianças e muitas instituiçôes escolares, abre-se um espaço no currículo escolar para um horário próprio para essa atividade. A criança que ouve história com frequência educa sua atenção, desenvolve sua linguagem oral e escrita, ampliando seu vocabulário.


Luís Antônio:__ Percebo que ama o que faz, houve algum preparo para ser excelente contadora de história?

Rute:__Olha Luís, tenho muito que aprender, não me considero uma excelente contadora, esforço-me . A tese da monografia do curso da pós-graduação(2008) foi sobre contação de histórias (Contar histórias: Uma Estratégia para o Desenvolvimento do Letramento Literário), pesquisei e li muito, ao qual se deu um livro(foto acima), mas não está nas livrarias , apenas para a tese. Estou sempre em formação, lendo e pesquisando muito.Fazendo cursos, recentemente terminei um novo curso de contadores de histórias (relatei no blog). Procuro sempre estar capacitada, para melhorar meu desempenho.

Luís Antônio:__Várias autores de literatura, tem idéias e declarações conflituosas, sobre Literatura infantil, e vc, o que acha que é Literatura Infantil?

Rute:__Você já deve ter lido essa frase no meu blog"A literatura infantil permite à criança ir além do real de sua imaginação, do ouvir ou ler uma história." (Rute Beserra)

Literatura Infantil para mim é isso, imaginação ao ler ou ouvir história, é se permitir criar fantasias.

Luís Antônio:__Obrigado, pelas respostas!

Rute:_Por nada, adorei suas perguntas, és estudante de pedagogia ou professor?

Seja sempre bem-vindo ao Literatura Infantil, qualquer dúvida estou aqui, se for possível responder, assim farei.
Beijinhos a você!!!
Rute Beserra

9 comentários:

  1. Não sou nem estudane de pedagogia e nem professor, curso último ano de jornalismo.Obrigado por responder, respostas claras e objetivas.Parabéns moça, sempre estou por aqui, seu blog fala de Literatura Infantil de uma maneira que só vc saberia falar.
    Você é uma moça muito bonita(desculpe tentei nada dizer, mas foi mais forte que eu,kkkkk.....)
    Obrigado e tudo de bom, sorte sempre!
    Luís Antônio

    ResponderExcluir
  2. Hein, flor, que legal saber mais um pouco de vc.O rapaz do comentário acima tem razão, seu blog , tem o seu jeito de ser, realmente é um blog com uma temática própria.
    Enantado pelo seu blog estou encantado por ti estou.
    E o MSN?
    BJS
    Raphael

    ResponderExcluir
  3. Olá Luís Antônio, , por nada, seja sempre bem vindo ao Literatura. Beijinhos a vc!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rute.

    As questões do leitor acabou por me informar algumas coisas.

    POr exemplo, a respeito do boom dos cantadores de histórias. Isso é bom, porque as crianças serão efetivamente a futura geração de leitores e, consequentemente, seres pensantes e não-manipuláveis.

    Foi bom também saber, Rute, um pouco sobre sua formação. Você é modesta, mas sabemos que para chegar onde você chegou é preciso muita leitura e pesquisa, e isso você tem e bastante.

    Beijos e ótima quinta-feira.

    ResponderExcluir
  5. oi rute,
    você é uma caixinha cheia de surpresas.
    e hoje descobri mais um pouco e adorei.
    otimas respostas.
    você tem um lindo trabalho e o leva com muia claresa.
    parabéns.
    bjos com carinho.

    ResponderExcluir
  6. Oi querida,loira, obrigada pelo carinho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Resolvi dar um tempo pros textos melosos... talvez eu volte,mas com outro blog e uma temática diferente!
    mas agora eu quero sossego! rsrs

    bjus!

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia