Literatura Infantil: Mil oitocentos e oito

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mil oitocentos e oito

Um ex-aluno uma vez comentou sobre esse livro (vide foto acima), falou tão bem do livro, que a curiosidade aumentou. Mas nunca tinha tempo para ler, por causa da leitura de outros livros.
Até que finalmente , essa semana eu li o tão falado livro.
Indico , ótima leitura o livro conta história de uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta que enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e Brasil.
Imagine que num dia qualquer, nós brasileiros acordássemos com a notícia de que a Presidente da República havia fugido para Australía. E sobre proteção de aviões de forças aérea dos Estados Unidos, com ele teriam partido todos os ministros, juizos, deputados, senadores e alguns maiores líderes empresariais.
E mais, a essa altura, tropas da Argentina já estariam marchando para Urbelândia no Triângulo Mineiro a caminho de Brasília.
Parece assustador não é mesmo?
Recomendo o livro , prende atenção do começo ao fim.
Edição Juvenil Ilustrada
1808
Autor:Laurentino Gomes
Ilustração: Rita Bromberg Brugger
Ed. Planeta Jovem

8 comentários:

  1. Olá Rute, como vai? Realmente o livro é excelente, uma viagem no tempo. Li e também recomendo. Ainda vou além, indico a continuação da história, com o livro 1822, falando sobre a independência e a história de criação do nosso país.

    Beijos e um excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Uma historia muito interesante... de verdade amiga...

    Paso a le desejar uma otima final de semana de paz amor e muita felicidade..


    abracos
    saludos

    ResponderExcluir
  3. ganhei esse livro no Natal do ano passado, e nem abri. Vou ler agora.
    ótimo final de semana
    Maurizio

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela dica menina linda e um super final de semana procê viu!
    ...
    Imaginei o nosso povo da politica fugindo,rsrsrs ixi maria iria ser um fórróbodó danado rsrsrs


    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  5. Um belissimo sabado pra ti querida. beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rute:
    Adorei a dica. Já anotei. Obrigada. Um ótimo final de semana para você querida amiga, beijos :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Rute,
    tava olhando o teu post. Muito interessante. Primeiro pq esse Livro do Laurentino Gomes já gerou muita polêmica com opniões das mais divergentes possíveis.

    Em primeiro lugar, pq o Laurentino passou muitos anos pesquisando para fazer o livro, utilizando diversas fontes de informações, inclusive a tão criticada Wikipédia no livro. Isso foi reprovável por muitos especialistas.

    Outro ponto muito criticado é o fato dele não apresentar novos problemas, metodologias e nem temas inéditos da História do Brasil. Ele apenas reproduz o que foi feito pelos Historiadores.

    ResponderExcluir
  8. Em segundo lugar, O Livro é um best-seller por causa da sua rica, fácil e prazerosa leitura. O que faz todos ficarem presos na narração. Por isso agrada a muitos.
    Por isso tb recebeu até o Prêmio Jabuti 2008.

    E a lição que fica é que esse é um GRANDE desafio dos Historiadores, Escrever de forma acessível, prazeroza para todos, independente de aréa do conhecimento. A maioria dos Historiadores escrevem de forma difícil, hermnética, rebuscada que na maioria das vezes nos afasta da leitura.

    Bom na minha Opnião, independente de críticas do rigor Historiográfico, acredito que o Livro "1808" do Laurentino é uma boa leitura para quem quer conhecer de forma agradável parte História do Brasil.

    O Laurebtino já lançou o Livro "1822" (sobre a independência do Brasil) e posterirmente ele estará lançando o "1889" sobre a proclamação da república. Acho que ele vai encerrar essa trilogia.

    Bem, desculpa falar tanto. rsrs.. sou assim mesmo.

    Um excelente domingo pra vc.

    bjss

    [Ad]

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia