No entender de Caruso(2003), atualmente há opção de lazer como televisão e videogame. Muitas crianças estão sobrecarregadas de atividades como natação, futebol , além das obrigações da escola, lição de casa. O tempo que eles teriam que ler um livro está diminuindo. Infelizmente esse é o comportamento que está ocorrendo não só com as crianças mas com adulto também. E até, por um aspecto cultural do Brasil, falta incentivo, o Brasileiro não tem cultura da leitura.
Diante dessa realidade cabe a perguntar: o que os educadores estão fazendo para resgatar o gosto imaginário nas leituras?
Por isso é de suma importância que os professores batalhem pelo resgate lúdico, do gosto de expressão oral/corporal, gosto pela leitura, pelos desenvolvimentos dos sentidos e sentimentos.
Como Pedagoga e Contadora de história a minha intenção é proporcionar a criança que ouve história: imaginar , fantasiar, e o gosto de querer sempre ouvir ,ler mais e mais para se tornarem críticos e bons leitores.
Fonte:Esse texto faz parte da minha tese de monografia com o tema: Contar História:Uma Estratégia para Desenvolvimento do Letramento Literário.
Muito interessante a sua tese Rute.
ResponderExcluirMeu sobrinho de 4 anos já passa muito tempo com eletrônicos, mas meu irmão sempre que pode leva ele em contação de histórias ou ele mesmo faz isso antes dele ir dormir. Meu pai também adora ler histórias pra ele, espero que se torne um bom leitor quando aprender a ler :)
Beijinhos querida, e uma linda semana pra voce <3
Maki & Vana
http://cafezinhodasamigas.blogspot.com.br/
Bom dia Rute
ResponderExcluirtexto muito interessante (e triste) no sentido do: ""Que ndamos nós a fazer"" se as novas tecnologias podem "remediar"??
Nada como a presença das pessoas a fim das crianças ficarem amos empolgantes.. FORÇA AMIGA.
Beijos
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
Oi Rutinha, minhas netas assistem pouca televisão, prefiro dar um livro para lerem do que ficarem assistindo o que não presta.
ResponderExcluirBeijos, ótima postagem
Oi Ru, infelizmente o livro tem sido algo esquecido nas prateleiras
ResponderExcluirbeijos querida. Sucesso, sempre, te amo
Oi Rutinha
ResponderExcluirInfelizmente em nosso pais nem todas as crianças tem acesso a leitura, livros ainda são caros. E um outro fator importante é despertar no leitor infantil o hábito de leitura desde cedo.
Conheço crianças que mesmo incentivadas e com livros não tem o mínimo interesse.
O fato é que quem lê e escuta, desenvolve a criatividade, fantasia, poder de ouvir o outro, de falar melhor e acima de tudo escrever melhor também.
bjokas =)
Olha, Rute, não vejo crianças, hoje, com interesse em leitura nem tampouco pais e escolas interessados, realmente, em mudar esse quadro. Que deus nos ajude no futuro nem tão distante, pois não sei que espécie de cidadãos estamos criando. Felizmente, há as RARAS exceções. Ao menos isso. E por enquanto. Bj!!
ResponderExcluirAh, e interessante você elaborar uma monografia baseada em sua experiência como contadora. Nunca vi sentido em trabalhos acadêmicos vazios que algumas pessoas apresentam apenas para cumprir exigência, sem o menor apreço, muito menos paixão.
ResponderExcluirAdorei seu blog, posts muito interessantes.
ResponderExcluirParabéns, continue assim
Dê uma passadinha la no meu blog você vai gostar, tem dicas de moda e beleza.
http://byluanamidorie.blogspot.com.br/