Literatura Infantil: O PODER DAS IMAGENS

terça-feira, 27 de agosto de 2013

O PODER DAS IMAGENS

"Para que serve um livro sem figuras nem diálogos?", perguntou-se Alice, entediada, pouco antes de decidir seguir o Coelho Branco até o País das Maravilhas. Quase cento e cinquenta anos depois (o livro de Lewis Carroll foi publicado pela primeira vez em 1865), as imagens continuam centrais para a conquista de jovens leitores - tanto que, ao longo dos últimos anos, elas vêm desempenhando papel cada vez mais relevante nas narrativas infanto juvenis.



A importância da ilustração e do projeto gráfico, constatável empiricamente em qualquer visita às livrarias, é confirmada por editores e pesquisadores, que apontam a diferença entre o livro com ilustração (aquele em que a imagem é apoio, apenas reforçando o que diz o texto) e o livro ilustrado, no qual ou se prescinde da palavra escrita ou ela atua juntamente com a ilustração.

O livro ilustrado - também chamado de livro-ilustrado, livro de imagem ou, em Portugal, álbum - não é, em si, uma novidade. Encontram-se antepassados seus nos séculos 18 e 19. O livro inclinado e O livro do foguete , de Peter Newell, exemplos de interação entre conteúdo e suporte, foram publicados pela primeira vez em 1910 e 1912, respectivamente; Maurice Sendak lançou Onde vivem os monstros , um dos clássicos do gênero, em 1963. No Brasil, Ziraldo publicou o famoso Flicts em 1969; em 1976, foi a vez de Juarez Machado apresentar o seu Ida e volta , e desde a década de 1980 Eva Furnari e Ângela-Lago vêm produzindo  livros com pouco ou nenhum texto.             

O que há de novo, hoje, é a quantidade de livros de imagem disponíveis (um fenômeno que se insere, e é importante destacar, em um crescimento geral da indústria do livro infanto-juvenil) e o status que eles vêm conquistando. Recentemente, esses deixaram de ser apenas porta de entrada para o universo das letras e tornaram-se reconhecidos como literatura. O ilustrador, agora, não é apenas um profissional contratado para prover as "figuras" de uma história alheia: ele tem o mesmo peso do escritor, cria com ele ou é o único autor do livro. Na esteira desse movimento, o livro de imagem vem se consolidando também como campo de estudo nas universidades.
Fonte  REVISTA EDUCAÇÃO -http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/170/o-poder-das-imagens-234958-1.asp

IMAGEM; FOTO ARQUIVO PESSOAL

7 comentários:

  1. Rute, saudades suas!
    Apareça no Sarau na Casa da Cultura, teremos o prazer de prestigia-la.O blog está lindo, e vc também.:)
    Beijos
    Marcelo José

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  2. Oi Marcelo saudades também. Me desculpe minha ausência nos Saraus, estou numa correria louca por esses dias.Tenho novidades para te contar.

    Obrigada pelo carinho, logo apareço por ai.
    Bjs na Tetê por mim.
    Bjs a vc

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  3. Rutinha minha morena linda,me conte tudo e não me esconda nada, rsrs...
    Envie-me um e-mail

    A imagem no livro infantil desperta a curiosidade na criança , criando idéias.

    Beijos querida
    Cassio

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  4. Cassio Antonio,obrigada pelo carinho :) Pode deixar te conto depois as novidades.
    Bjs e obrigada pelo comentário referente ao texto postado.

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  5. Las ilustraciones y el diseño gráfico son fundamentales para iniciar, con agrado, a las crianças en el saludable hábito de la Lectura.
    Me ha encantado tu Post y la Fotografía, donde se ven a las crianças completamente atentos y concentrados a tus explicaciones.
    Abraços e beijos.

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  6. Ola, que bonito blog, agradavel e interesante!
    Imagens sao muito poderosas para as criancas, fijan a atencion.
    Beijo grande.

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  7. Oi, Rute!!
    Para os contadores de história, as ilustrações servem também como um bom guia, até para que as crianças possam participar interpretando as imagens e deixando a imaginação fluir!!
    Beijus,

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