Literatura Infantil: Literatura Infantil no Cotidiano

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Literatura Infantil no Cotidiano

Voltando de um Sarau de Contadores de História, deparo-me com uma cena que apertou meu peito.



A noite de São Paulo está muito fria( e nem inverno é ainda, imagine quando realmente o frio chegar aqui)!
A cena que vejo é um garotinho de mais ou menos 6, 7 anos, rasgando um livro para colocar na fogueira para aquecer-se. Aproximo-me e pergunto se posso dar uma olhada no livro. Com seu consentimento  visualizo na Capa, o título "Capitães da Areia" Jorge Amado.
_Hein garoto, você sabe ler?
_Não
_Quer , que lhe conte o resumo desse livro?
Balançou a cabeça afirmando que sim.
Sentei-me ao seu lado,( tirei meu casaco, coloquei em suas costas) resumi Capitões de Areia.
Pessoas passavam , não entendia o que uma moça estava contando para um menino de rua, em volta de uma fogueira. Fui me empolgando que nem reparei que havia mais pessoas ouvindo. Só percebi pessoas em volta da fogueira quando disse:
___Pirimplimplim essa história termino aqui!Quem gostou aperte minha mão aqui!
__Obrigada moça, hoje a noite foi diferente com essa história do livro! E mãos foram apertando as minhas!
__Gostaria de ter pão ou sopa para oferecer a vocês, o que tenho é contação de história!!
Conversei um pouco mais, passei o endereço da ong, onde conto histórias aos 1º e 3º sábados, convidando-os para estarem lá.Não sei se irão...............dirigir-me para minha casa com o dever cumprido. E pensando:___Quantos garotos(as) estarão rasgando livros para se aquecerem do frio hein?
E o meu casaco? Deixa lá.... com certeza será muito útil ao garoto nessa noite de frio!
Rute Beserra!!
Maio-2011
Imagem: Google

7 comentários:

  1. Oi, Rute.... tdo bem?

    "Capitães da Areia" é a maior obra da nossa literatura sobre a realidade dos meninos de rua.... uma questão social q permanece mais atual do q nunca.

    Li esse livro ainda no colegial (nos anos 80) pra um trabalho escolar.... e passados tantos anos depois, vemos q a situação dessas crianças permanece a mesma (e até pior nos dias de hoje - o q é lamentável)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Rute

    Lindo e emocionante conto... Adorei



    Beijos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Capitães de areia, um clássico da literatura, e diante desse seu ato de bondade, uma combinação perfeita. Parabéns Rutinha! O mundo precisa de pessoas com a alma desprovida de preconceitos, como você. Grande beijo, fique na paz viu ?

    Dan
    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Rute.
    Lindo o triste a postagem, infelizmente uma realidade.
    Passando para lhe desejar um dia cheio de alegria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sua linda, mais linda que vc é sua dedicação.

    Tantas crianças gostariam de ter a oportunidade de lerem, mas infelizmente estão tendo a infância roubada.

    bjokas com carinho =)

    ResponderExcluir
  6. Olá,Rute
    pura realidade, e assim caminhamos, somente o pensar e fazer o bem de abnegados e dedicados que deixam para trás os interesses egoístas a fim de procurar meios de ajudar e servir ao próximos.Parabéns!
    Obrigado,belo final de semana,beijos!

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia